2009: Ano novo, novo ano

Assim como 98.98% da população mundial, o início de cada ano é dedicado a estratégias de como tornar o ano que inicia um ano melhor que o que passou. As lições aprendidas no ano anterior se tornam fundamental para todas as promessas e juramentos.

E ao contrário de 98.90% da população mundial, estas promessas não podem ser em vão. Como sabemos que esta tarefa é difícil, aqui vai algumas dicas que funcionam perfeitamente comigo, e que pode ajudar você a tornar 2009 um novo ano na sua vida profissional:

1. Objetivos atingíveis, prazos curtos

Selecione os objetivos que deseja atingir em prazos curtos, como 2 ou 3 meses. Escreva estes objetivos em um papel que sempre fique a sua vista, tanto objetivos pessoais como profissionais. Particulamente prefiro deixar 3 objetivos pessoais e 3 profissionais neste curto período.

2. Perfil profissional para um prazo médio

Trace seu perfil profissional a um prazo médio. O que você quer ser daqui 4 anos? Quais são os cursos, como quer apresentar seu currículo?
Se hoje você tem 25 anos, seria interessante, por exemplo, ao 29 anos, ter uma pós-graduação e um MBA no seu currículo. Este tipo de planejamento é extremamente importante para que não perca tempo na formação profissional.

Alias, não mantenha o foco em apenas uma área. Se você é um arquiteto de software, por que não fazer um MBA em Gerência de Projetos? ;)

3. Organização no dia-a-dia

Mantenha o seu dia-a-dia organizado. Gaste os 10 primeiros minutos úteis* do seu dia para organizá-lo. Avalie o resultado final. Você conseguiu fazer tudo que precisava? Faltou tempo, sobrou, porque? Além disso, sempre elimine o mais rápido possível aqueles problemas chatos do seu dia, aquelas coisas que te incomodam. Estes problemas normalmente são os menores, mas os que mais atrapalham a sua produtividade.

Sinceramente, espero que estas dicas sejam utéis (se já não são) em sua vida. E que façamos de 2009, ao invés de um simples ano novo, um novo ano.

Abraços e feliz novo ano!

No Comments