DDD: Entre nessa você também!

Depois de muito tempo tentando, finalmente iniciei meus estudos e utilização dos conceitos de Domain-Driven Design. Fui muito incentivado pelas discussões na lista .NET Architects, além de ter lido rapidamente em muitos lugares este nome.

Logo quando comecei a ler as discussões, um nome sempre estava em destaque: Eric Evans. Considerado o grande autor do DDD, Eric publicou um livro sobre o assunto em 2004. E aqui esta a primeira lição se você quiser entrar nessa também: leia sobre ele e os assuntos que ele publica.

Mas meu início nos estudos se deram através de um artigo publicado este mês na MSDN Magazine, uma introdução beeeem curta sobre o que, na minha jovem opinião, é o melhor padrão para aplicações de negócio.

Depois disso novamente me certifiquei que tinha que ler Eric Evans. Como o livro – vindo da Amazon – demora a chegar, resolvi ler um ótimo “resumo” através de uma publicação realizada pela InfoQ, neste endereço. E este é realmente a melhor introdução ao assunto. Um livro rápido e gostoso de ler, onde suas 96 páginas se tornam poucas pelo ótimo fluxo do texto (eu mesmo li em 1 dia e meio :).

Portanto, para uma rápida introdução, este é o caminho. Existe muito texto na internet sobre o assunto, mas certifique-se de começar por estes textos que indique. Depois disso, claro que o livro do Eric seria uma boa idéia :)

Abraços.

No Comments