Adianta estar lá e não saber o que falar?

 

A sopa de letrinhas ao lado representa a maioria das abordagens que as empresas “inovadoras” estão fazendo. Criam um site, publicam seus vídeos no youtube, criam uma comunidade no orkut e facebook, jogam algumas frases no twitter, enviam SMS para os clientes e um ótimo e-mail marketing finaliza a lista básica.
E na prática esta é a nova abordagem Web da empresa inovadora, conversando com seu público através deste incrível meio que é a Web…

Mas a grande questão é: adianta estar lá e não saber o que falar?

O que usar e de que forma usar para dar certo?

Site YouTube

Orkut Facebook

MySpace
Twitter
Live Messenger Bots PodCast SMS
E-mail Marketing…

 

 

 

 

 

 

Não dá pra fingir que sabe: passe para um especialista

Estratégias, estudos e recomendações baseadas em estudos extensos existem sobre marketing online, interatividade, etc. Se você tem alguém especializado assim na sua empresa, ou se você é especializado neste tipo de mídia, fique a vontade para trabalhar com isto. Caso contrário, chame um especialista. Não existe nada pior que ver as pessoas reclamando que as abordagens na web da empresa X não funcionam e ninguém sabe o  porquê.

Utilize as estratégias, baseie-se nos estudos, leia os cases de sucesso e usufra das recomendações que já estão por aí.

Foco no público

Imagine a seguinte situação: você vai a uma palestra sobre Veículos de grande porte, e o palestrante começa a falar sobre bicicletas infantis…
Tirando a brincadeira, na web existe um público diferente. Se esse público acessa o twitter ou YouTube então, pior ainda.

Não tente falar sobre campanhas da terceira idade no twitter. Muito provavelmente quem está lendo ainda não tem 4 décadas de vida (e se tiver não está pensando nisso).

Interatividade: se não tiver isso pra que então?

Nunca se esqueça de que a grande vantagem da web é a comunicação com o cliente. E hoje é muito comum ouvir a opinião do cliente, que está fazendo questão de falar mal e - por mais impressionante que seja - reconhecer quando o produto é bom.

Se só você e sua empresa podem falar, vamos pro rádio (ou então podcasts!)

Objetividade, honestidade e… cuidado com os comentários

Os costumes na web mudaram, assim como a percepção dos usuários. Fazer propagandas o tempo todo, com comentários infundados sobre alguns produtos ou serviços pode ser o fim da sua marca nas mídias sociais. E o pior: os visitantes vão comentar.

Alias, saber interpretar os comentários faz toda a diferença. E muito cuidado com o retorno. Isso pode se alastrar em questões de minutos.

Conclusão

Os tempos mudaram e precisamos entrar corretamente nesta nova era.
Na última década o investimento publicitário em mídia no mundo cresceu cerca de 30%, enquanto os jornais perderam 8% da participação no bolo. Será que isso não quer dizer alguma coisa?

Como este campo ainda é muito novo, uma tentativa “desesperada” de entrar neste mercado pode acabar por comprometer qualquer campanha ou intenção futura no meio digital. Portanto cuidado!

No Comments