E a qualidade por trás?

Olá pessoal!

Hoje o assunto não é código, mas sim a qualidade dele.
Recentemente aqui na NBR começamos com um cliente um contrato de manutenção e migração de 2 projetos existentes.
A nossa surpresa aconteceu quando tivemos acesso ao código-fonte dos projetos. E aí entra o assunto deste post…

Quão importante é a qualidade do código-fonte nos projetos?

A grande questão aqui neste caso específico é a seguinte: o layout é aceitável, planejado, onde pudemos perceber certa preocupação. Mas e o código por trás? Entre GoTo, banco de dados em Access, MySql e SQL Server no mesmo projeto (sem necessidade), abordagem 100% procedural, sem reutilização de código e ambientes dinâmicos, este post é mais um desabafo e uma preocupação do que qualquer coisa.

Nós como desenvolvedores natos temos que ter uma preocupação básica: estou fazendo meu trabalho corretamente ou estou me livrando dele?

Muitos clientes não analisam o código por trás dos seus projetos. Basta a interface cumprir o que foi prometido (ou quase cumprir) que está tudo certo.
E qual é o preço de um código mal feito?
A manutenção é tão importante quando o desenvolvimento de um novo projeto. O ponto mestre é defender isto para os possíveis clientes e provar, para os já clientes, que isto tem valor.

No nosso dia-a-dia tentamos apresentar aos clientes (quando eles estão interessados) que nosso código é bem feito. E isto não depende do projeto, do cliente ou do desenvolvedor: uma interface bem feita é tão importante quanto seu código. Qualquer um dos dois pode acabar com seu projeto.

Mas confesso que o mais dificil nisto tudo é defender que a qualidade tem preço e a sua importancia, para aqueles clientes que acham que não é necessário.

Como você defende este ponto de vista?

Vamos deixar claro: software bem feito não é barato! E definitivamente não existe a opção “sem qualidade”.

Abraços!

2 Comments

  • Eu que o diga, eu que o diga...
    hahahahahaha

  • Por algumas vezes, acredito que pode ser "relaxo"... Mas por outras, pode ser que o projeto tenha virado um frank, devido às diversas mãos pela qual ele passou... Claro, isso não justifica, mas infelizmente são fatos.

    Tudo faz parte de um conjunto, e claro, se for um conjunto bem elaborado/desenvolvido, fica melhor, não só pela performance do app (que no meu ponto de vista interfere), mas principalmente no momento da manutenção.

Comments have been disabled for this content.