Locaweb x UOL Host (Comparação)

Quem me acompanha pelo twitter sabe do meu descontentamento com a Locaweb. Nos últimos meses tenho enfrentado problemas no serviço de e-mail, quedas temporárias no SQL Server e inúmeras inconsistências nos servidores Windows 2008 com aplicação ASP.NET MVC.

O mais interessante de tudo é ainda ter um blog para acompanharmos os problemas, o que – dependendo do caso – passa a ser uma declaração de incompetência do que um serviço ao cliente, justamente por causa do volume de problemas.

Por esses motivos resolvi entrar em uma árdua luta a favor daquela famosa premissa que os serviços de hospedagem prometem quando os contratamos: 99,8% do tempo funcionando.
Pesquisando rapidamente encontrei o UOL Host, um host que disponibiliza as principais características de meus clientes – Windows Server 2008, SQL Server 2008, ASP.NET MVC, etc, etc.

Análise do UOL Host

Rapidamente resolvi criar uma conta para efetuar alguns testes. Em menos de 5 minutos estava com tudo criado, e em menos de 15 com tudo funcionando (sem replicação de DNS, apenas pelos endereços temporários). Logo após comecei a efetuar os testes nas bases, FTP, e-mail, web e painel de controle.

FTP

O FTP funcionou corretamente, e com uma performance maior que o meu serviço na Locaweb (média de 13% mais rápido, tanto para Upload quando para Download). Até aí tudo bem, este valor não pode ser levado em consideração.

Mas o que eu mais fiquei impressionado é que em vários momentos a Locaweb pecou no funcionamento, alternando muitas vezes entre um funcionamento 100% e performance ruim.

E-mail

Este era meu maior problema da Locaweb. Inúmeras vezes ao dia o serviço de e-mail parava de funcionar, o que chegou a impactar várias horas de trabalho. Isto não acontecia uma vez ao mês, mas sim várias vezes por semana, tanto para e-mails enviados como recebidos.

O serviço do UOL, em 2 semanas de utilização não parou nenhum momento.

Web

A performance das duas opções funcionou bem. Porém, em uma determinada área da aplicação, o mesmo código ASP.NET MVC + jQuery não funcionou na Locaweb e no UOL sim, ambos em servidores Windows 2008.

Mas no geral este item pode ser declarado como empate :)

Painel de Controle

O painel de controle de ambos é muito produtivo, com todas as funcionalidades ok.

Um ponto positivo do painel de controle do UOL é que tanto o gerenciamento da web/banco como do e-mail fazem parte do mesmo sistema, já na Locaweb são sistemas diferentes.

Um ponto positivo da Locaweb é a criação de subdominios diretamente no painel, o que no UOL ainda depende de help desk. Meus pedidos para criação de subdominio foram atendidos em menos de 1 hora, mas ainda sim isto é um problema.

Relatórios de Acessos

Um item muito importante a analisar são os relatórios de acesso dos sites. Neste quesito a Locaweb ganha em disparada, com seu Urchin.

O relatório do UOL Host apresenta os dados corretamente, mas a interface e a interação não são tão produtivos quanto da Locaweb.

SQL Server

Neste item a UOL Host ganha novamente, somente por causa da performance. Todos os outros itens (recursos, acesso, gerenciamento, segurança) são iguais.

Atendimento

Tão importante quanto o funcionamento correto é atendimento de suporte. Simulei alguns problemas básicos na minha hospedagem e entrei em contato, tanto pelo Help Desk como pelo Chat, em ambos os hosts. Todos os atendimento foram realizados corretamente, em um tempo relativamente bom.

Conclusão

Esta análise é apenas o resultado de uma experiência rápida, que não leva em consideração a estrutura dos data centers, segurança das informações, backup diário, etc.

Este post resume as funcionalidades básicas de quem utiliza a hospedagem de terceiros para clientes, e precisa de segurança na hora escolher o fornecedor.

Vou continuar fazendo estas comparações, visto que tenho aplicações nos dois servidores.
Publicarei as novidades :)

Abraços.

Update 1 21/10/2009 17:10:  Acabei de receber uma ligação do UOL Host para saber o que estou achando do serviço, quais são as minhas percepções até agora, sugestões, críticas, etc. Muito legal!

Update 2 25/03/2010 08:55: Estou voltando para a Locaweb. Toda hospedagem deve ser completa, tanto em performance quanto em atendimento. Prefiro voltar para um lugar que tenha uma performance 90% e atendimento 100% ao invés de manter meus 95% de performance e 0% de atendimento. Pois é.

Update 3 29/03/2010 11:20: Não consegui voltar para a Locaweb. Em alguns minutos tive problemas também. Então vamos manter UOL Host, visto que depois das reclamações tive um atendimento exemplar.

17 Comments

  • Eu acho o UOL muito mais profissional que a Locaweb. Eles foram pioneiros em lancar o Windows 2008 e o SQL 2008 e pelo visto fizeram um bom trabalho, já que a sua aplicação funciona lá e não funcionou na Locaweb.

    Eu particularmente sou cliente Linux e já passei por muitos provedores inclusive os 2. Sai da Locaweb por causa dos e-mails e da falta de ética e incompetência. Por enquanto estou amarrando meu burro no UOL, por que gostei da estabilidade do site e do e-mail e o atendimento até agora foi bom (demora um pouco, quando a dúvida é muito técnica, mas até aí o Google taí para ajudar, né?).

    Parabens pelo post!

  • Olá André, interessante comparativo. Uma dúvida: você fez a comparação acessando as aplicações aleatoriamente, uma única vez, ou de maneira constante, ao longo de um período definido?

    Abraços!
    Alex

  • @felipe
    Bom saber que este host não é bom, pelo menos não investimos nosso tempo :)

    @Ricardo
    Com certeza tem que se adaptar a algumas coisas, mas nada que impeça a nossa produtividade. Falei com o pessoal de lá e me disseram que estão desenvolvendo muita coisa, mas pelo jeito estão no caminho certo.

    @AlexHubner
    Os testes foram realizados refletindo a utilização comum das aplicações e serviços. Realizei desta maneira para simular o meu comportamento normal com estas ferramentas.

    Abraços!

  • a locaweb ja foi legal, ha muito tempo atras. hj eles fingem que ta tudo legal, mas é um dos piores serviços do brasil. pior é os atendentes achando que o problema nunca é com eles... hahaahha

  • A Locaweb sempre se acha melhor que o cliente, tem que passar dias explicando que vc não é bossal. Estou lá mas odeio eles com todas as minhas forças. O UOL não é uma maravilha, às vezes tb enche o saco, mas igual a locaweb só o Silvio Santos e o SBT lixo.

  • Bom, estou usando o UOLHOST até o devido momento nunca tive problemas, tenho 3 sites hospedado la.
    Eu sempre reclamo do suporte, via chat demora muito, o telefone até que nao tem o q reclamar.
    Já o registro de dominio pago pelo boleto bancario é uma demora para liberar, esperei + de 1 semana para liberar um dos meus dominios.
    Outra coisa, um amigo registrou um dominio na uol, para um blog dele no blogger, depois ele decidiu mudar para o WP, e resolvemos raxar a hospedagem, isso foi uma burocracia danada pra adicionar um simples dominio em minha hospedagem, tiveram de transferir o dominio para minha conta, para assim adicionar na hospedagem.. Achei isso horivel..
    E outra coisa q nao gosto da uol, pra criar um subdominio é necessario abrir um chamado.. deveria ter um painel pra isso.. Simplificaria a vida do cliente.

    T+
    www.amebadigital.net

  • Olha amigo, eu sou cliente da UOL host e realmente eles até que melhoraram muito em termos de quando o site está no ar,porem, no quesito atendimento pelo atendimento on-line é uma vergonha, demoram no mínimo 3 dias para resolver um problema simples, demorou 1 semana para resolverem meu email de domínio,okay foi culpa minha, deixei atrasar a conta e bloquearam meu acesso na data deste post já fazia 24 horas que estava com a situação regular e até agora site fora do ar.
    Já me falaram muito bem da King Host.

  • Penso que as referências de como andam as prestações de serviços das "Hosts", bem como indicações, devem ser referenciadas pela própria experiência, não pelo que "terceiros" falam.

  • Já conhecem a solução do Google Apps?

  • Exatamente como antonio sugeriu.

    Google Apps.

  • Estou quase perdendo meu emprego por causa da locaweb, o sistema de email deles é um LIXO vive dando problema e atendem o cliente igual mendigos !!!!
    NAO UTILIZEM A LOCAWEB, só tme nome !!! Um elefante branco!

  • Não confiem muito na UOLHost, estou com meu banco de dados fora do ar ja fazer 48 horas, e eles nem respondem o meu chamado,
    meu plano de hospedagem é o econômica linux.

    Fica a dica

    conheço a localweb também, e sei que é uma merda, inclusive para e-mail's.

    estou procurando uma terceira opção.

    Gilberto

  • uolhost é uma bosta. email não funciona, quem escreveu isso deve ser do uol. não tem base falar que é bom

  • Piff, ATÉ HOJE TENHO PROBLEMAS COM E-MAILS NA UOL HOST MEU AMIGO.

    NO COMEÇO TUDO É BOM. DEPOIS VOCÊ SOCA CLIENTE LÁ DENTRO E SE FERRA.

  • Olá maíra,
    este post é muito antigo. Quase 2 anos depois, eu nao estou mais no UOL Host, lá realmente foi um inferno. Quando uso hospedagem compartilhada, parti para o Kinghost (que também não é nenhum milagre, mas menor pior) ou Locaweb.

    Abraços.

  • Os dois são legais, porém por experiência de mais de 3 anos, a LOCAWEB dá um banho em antendimento quanto ao suporte. Não tem a mínima compração.

  • uolhost pessimo atendimento aguardo a resolucao do protoloco 179691673 a atendente Lais Yokoyama me deixou na mao abandonando o chamado.

Comments have been disabled for this content.