Microsoft Commerce Server: Como saber que é uma boa decisão?

Uma das grandes dificuldades do Commerce é conseguir avaliar em quais situações este produto é uma boa decisão para utilização. Este post irá apresentar algumas diretrizes para verificar se adotar o Commerce Server irá trazer benefícios ou não, e a qual custo.

A Primeira Impressão

Se você iniciou uma pesquisa para saber se o Commerce Server é bom ou não, com certeza você passou pelo site http://www.microsoft.com/commerceserver.

image

Ao acessar a página, você logo clicou no lado direito, onde diz “Product Overview: Learn how Commerce Server 2009..”. Estou certo?

A primeira impressão que o produto passa pela sua descrição  é que é uma loja pronta que exige pouca implementação. É aí que mora o perigo: não se engane, a vida não é assim tão fácil.

O Commerce Server nos fornece a base de desenvolvimento para projetos de comércio eletrônico. Isso não quer dizer, de maneira nenhuma, que é so pegar o projeto padrão e colocar no ar, criar os produtos e sair vendendo. São raros os casos em que isso é possível.

Frases e comentários do Overview do produto

“it comes with a new, production-ready, out-of-the-box, contemporary Web site that allows businesses to get their stores live and merchandise moving more quickly”

Não leve isto em consideração ao decidir utilizar o produto. Os casos destas frases são aqueles raros em que seu comércio eletrônico não precisa ser integrado com nada, não exige regras de negócio específicas e não expõem uma série de serviços. Normalmente você precisará customizar o projeto, ou então criar um novo para que adapte aos padrões de desenvolvimento da empresa.

Outro ponto importante sobre o Commerce é sua instalação, que exige inúmeros detalhes e leva uma certo tempo para finalizá-la.

É importante ressaltar que se o seu comércio eletrônico é simples e não exigirá customizações, o site padrão servirá corretamente, sem dificuldades alguma. Porém, isto é muito raro de acontecer.

“Commerce Server 2009 enables fast and easy information-editing and smooth content management with workflow approvals with Microsoft SharePoint Commerce Services”

A versão 2009 do produto conseguiu unir o poder do Sharepoint com a base do Commerce Server. Se você conhece Sharepoint sabe que este é um ponto que traz inúmeros benefícios e facilidades.

“Using the new Default Site and skinning features of Commerce Server 2009 helps you get your site up and running promptly, so you can start selling right away”

Caimos novamente naquele primeiro caso.

“Reduced Costs in Site Development and Deployment”

Sim, esta frase é correta. Apesar de não conseguirmos utilizar o template padrão (95% dos casos) para colocar um projeto no ar, o Commerce reduz e muito os custos de desenvolvimento e publicação, além de fornecer a segurança de um produto Server da Microsoft.

Ao fornecer um imenso framework para catálogo de produtos, marketing, clientes e pedidos, o Commerce Server permite que a empresa foque nos detalhes essenciais do projeto, como regras de negócios, integrações e segurança. Não precisamos nos preocupar em criar a base de comércios eletrônicos visto que isto já está preparado (e muito bem preparado).

Sobre a publicação, o Commerce Server permite que realizemos esta tarefa através de recursos simples e direto. Criar um pacote para levar até o servidor, ou então replicar este pacote pelo seu Web Farm é muito simples.

Equipe Especializada na Ferramenta

Outro ponto importante ao adotar a ferramente é saber se o mercado fornece os profissionais técnicos especializados.

Como os projetos no Brasil ainda são poucos (em relação ao total de projetos grandes de e-commerce), existem poucos profissionais disponíveis para os projetos, o que podemos concluir:

  • Os que existem são caros;
  • Os projetos existentes absorvem os profissionais do mercado;

Tomando a decisão…

Este post tem o objetivo de ajudar na decisão pelo Commerce, sem se iludir com os textos do site. As observações colocadas permitem que o tomador de decisão saiba o que irá enfrentar, positivamente ou não, antes de iniciar o projeto.

Perguntas básicas:

Pra qual tipo de projeto o Commerce é ideal?

Na minha opinião, o Commrece Server é adequado para qualquer tipo de projeto, de qualquer tamanho. Não existe uma questão técnica clara de que o Commerce serve apenas para grandes ou pequenos projetos. Existe apenas a questão do investimento e do retorno ao analisar o custo dos profissionais, o custo da licenças, infra-estrutura, etc.

Qual é o preço por hora (em média) de um desenvolvedor especialista em Commerce?

Um desenvolvedor especialista em Commerce recebe em média R$40,00 ~ R$50,00 por hora.

Em diversas regiões no mundo as regras padrões de comércio eletrônico são diferentes. O template padrão é voltado para qual região do país?

O template padrão do Commerce foi desenvolvido para os Estados Unidos. Isso quer dizer que alguns detalhes de pagamentos, entregas, parcelamento e juros não estão implementadas por padrão.

Existe documentação na internet?

Existe e é bem completa. Este endereço http://www.microsoft.com/commerceserver/en/us/Pricing-Licensing-FAQ.aspx apresenta uma série de perguntas e respostas que ajudarão na tomada de decisão.

1 Comment

Comments have been disabled for this content.