Comunidades – Prudente Tech Day

Boa noite pessoal, sim.. é verdade.. EU estou finalmente postando algo novo no blog. Soltem os fogos de artifício Smile

Neste último final de semana, dia 14, eu estava em Presidente Prudente, interior de SP, em mais um evento para a comunidade, o Prudente Tech Day. Para não reinventar a roda, segue trecho retirado do blog do Luciano Palma

“Os números do Prudente Tech Day 2010 (a.k.a. #PTD2010 no Twitter) impressionam:

  • 843 participantes
  • 650 Kg de alimentos arrecadados*
  • 16 palestras em 3 auditórios simultâneos, totalizando 20 horas de palestras em 1 dia
  • Cobertura dos 2 jornais locais: O Imparcial e Oeste Notícias

O evento foi transmitido ao vivo pela Internet através do Twitcam.

Tudo isso realizado por integrantes da Comunidade Técnica, ou seja, profissionais apaixonados por tecnologia e pelo que fazem, que querem compartilhar seu conhecimento e ainda contribuir para a comunidade local (sugerindo aos participantes a doação de 1 Kg de alimento).

Toda esta paixão e capacidade podem ser canalizadas por empresas inteligentes, como foi o caso da SolidQ, que além de patrocinar os custos de transporte e acomodação de 15 palestrantes, esteve presente através de seu CEO Global, Fernando Guerrero ( @FernanSQL ), e seu CEO para América Latina, Eládio Rincón ( @erincon ).

* O valor divulgado no jornal era parcial e não contabilizou as últimas contribuições, que incluíram doações pessoais do CEO Global  e CEO para América Latina da empresa SolidQ.”

Eu palestrei sobre o Application and Multi-Server Management do SQL Server 2008 R2, minha sessão, mesmo sendo logo depois do almoço, estava lotada, fiquei muito feliz com o interesse do pessoal pelo assunto. O evento contou com  participantes que tinham viajado até 600Km para assistir o evento! ( thanks @Sarabarbosa e cia.! )

Muitos de nós pedimos na empresa que trabalhamos por oportunidades para aprender determinada tecnologia ou pagamos caro para fazer cursos técnicos. E sempre damos a desculpa de que não temos tempo para se dedicar e contribuir para a comunidade palestrando, escrevendo artigos e etc.
Mas garanto para vocês, que o tempo que eu investi estudando o meu produto, para poder preparar a palestra, por si só já teria sido um retorno de investimento suficiente.. mas, como um ótimo bônus, eu passei o final de semana inteiro ao lado da equipe dos melhores profissionais de SQL Server do Brasil. Conversando e trocando idéias, experiências com profissionais de todo o país. Nós brincamos no avião que se o avião caísse, o SQL Server no Brasil estaria morto, porque as maiores empresas do Brasil eram atendidas por alguem daquele grupo.
Além disso, o CEO Global e o CEO da América Latina da SolidQ vieram de fora do país para também compartilhar o conhecimento deles com a gente e trocar experiências.
Para quem não conhece, a SolidQ é a empresa que escreve a maioria dos livros de SQL do mercado, quem escreve os best practices e white papers do produto.. é a empresa que a Microsoft chama quando ela mesma  não consegue resolver um problema com o sql server. E eles estavam lá, dando dicas, conversando com todos.. completamente acessíveis para qualquer um que quisesse trocar uma idéia. Esse networking é impagável, vale mais do que qualquer certificação e do que qualquer curso que vocês possam fazer e o melhor, qual o custo disso? Zero!

Durante a semana irei atualizar esse post com fotos e vídeos do evento, conforme eles forem surgindo. Mas fica a dica para a galera.. estudem, procurem por aperfeicoamento.. mas também, participem, colaborem, falem.. com certeza existe um grupo de usuários ou faculdade perto de vocês dispostos a abrir as portas e lhe escutar, isso vai ajudar vocês a crescer como pessoas, como profissionais e irá ajudar outras pessoas que também estão procurando aprender e entrar na área.

E para os gerentes e donos de empresa que estão me lendo: quanto melhorem forem os profissionais, mais reconhecidos forem os profissionais que vocês possuírem, maior será a divulgação gratuita que a sua empresa terá e as chances dessa propaganda gerar oportunidades de negócios. E quanto vale ter a marca de vocês sendo divulgada pelo twitter e pessoalmente em um evento com mais de 800 pessoas? Pessoas essas que podem ser, ou se tornar, tomadoras de decisões e, com isso, futuros clientes! Por isso, invistam em eventos, invistam na comunidade também!!

E se alguem tiver interesse em levar a equipe do Tech Day para a sua cidade, meu email é felipe.ff@msn.com.

7 Comments

Comments have been disabled for this content.