O que é Enterprise Library??

Bem, após um ou dois dias desenvolvendo no .NET, seja ele 2001, 2003, 2005, 2008 ou até o 2010 CTP, você já deve ter se perguntado: "Porquê algumas tarefas, são sempre repetidas e eu tenho sempre que reescrevê-las?". Bem isso acontece porquê provavelmente Você não desenvolveu o SEU PRÓPRIO framework, simples não...

    Para aqueles que nunca desenvolveram nada, vou dar um exemplo citando a execução de um comando a uma base de dados SQL Server. O acesso deveria ser algo assim:

    1. Declaramos a nossa variável de conexão com o banco de dados;
    2. Associamos uma string de conexão a nossa variável de conexão (criada no item 1);
    3. Abrimos a conexão com o banco de dados;
    4. Declaramos uma variável de comando para o nosso banco de dados;
    5. Associamos a conexão da variável de comando com a conexão criada;
    6. Informamos os dados do comando que queremos executar;
    7. Executamos o nosso comando; e
    8. Descarregamos da memória tudo e todos as variáveis envolvidas nesse processo.

    Preocupante certo? OK, mas o que nós podemos fazer então para deixar de nos preocuparmos com essas tarefas repetitivas e focarmos naquilo que realmente interessa que é a lógica e a inteligência de um sistema?

    Simples, ou nós criamos a nossa própria biblioteca que irá trabalhar de um jeito mais próximo do que estamos acostumados nos poupando disso ou utilizamos uma biblioteca que alguém tenha desenvolvido para nos poupar dessas tarefas. Qualquer que seja a sua resposta, você vai utilizar o Enterprise Library, criado e mantido pela Microsoft.

    Mas o que é que esse tal de Enterprise Library tem de tão bom? Bem, para começar, ele simplifica bastante o desenvolvimento, já que essas "ações rotineiras, repetitivas" são encapsuladas em métodos de sua biblioteca. Por exemplo para executar o comando mencionado acima, bastaria chamar UM método passando como parâmetros a string de conexão, o banco de dados, o comando e seus parâmetros, isso tudo em uma linha e sem ter que ficar se preocupando com o resto. Interessante não? E se eu disser que além de acesso à base de dados temos várias outras bibliotecas? Dêem uma olhada:

    • Caching Application Block
    • Cryptography Application Block
    • Data Access Application Block
    • Exception Handling Application Block
    • Logging Application Block
    • Policy Injection Application Block
    • Security Application Block
    • Validation Application Block

    Nas primeiras versões, tudo era feito de forma isolada mas a partir da versão de Junho de 2005, ganhamos uma interface gráfica aonde configuramos o Enterprise Library e todos os seus blocos. Por exemplo, todas as strings de conexão são gerenciadas por aqui.

    Na medida do possível vou procurar descrever melhor as caracteristicas da Enterprise Library.

    Para maiores informações, download e webcasts sobre a Enterprise Library basta acessar: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa480453.aspx.

    Um grande abraço,

    Chilá!@!

18 Comments

Comments have been disabled for this content.