Visual Basic ou Visual C#?

Ô perguntinha intrigante. Mas vou tentar explicar o meu ponto de vista. Quando o Visual Studio .NET foi lançado em 2002, existia uma linha de pensamento assim:

“Se você usa o Visual Basic, use o VB.NET, mas, se você vem do C, C++ use o Visual C#!”

Em parte isso era verdade porquê, além de inovações nas linguagens, também existia a novidade que era o .NET Framework. Não bastava mais saber a linguagem, era necessário dominar o Framework. E seguindo a linha de pensamento acima, temos que concordar que, quando você se depara com muita coisa nova e tem que aprender muita coisa, provavelmente você vai deixar a novidade de lado.

Então para apressar a curva de aprendizado, todos seguiram a orientação e assim foi, só que hoje em dia eu gostaria de adicionar alguns pontos, sobre essa escolha.

  1. Se você já tem alguma experiência com o .NET Framework, a linguagem escolhida será apenas uma detalhe. Claro que, se você tem alguma experiência com desenvolvimento Web, você já utiliza claramente elementos da estrutura C#, já que o Javascript e o C#, possuem muita semelhança na semântica de sua estrutura.
  2. Se você não tem experiência com o .NET Framework, mas já desenvolveu alguma coisa na vida, escolha o Visual Basic se você já desenvolveu algo em VB e o Visual C# se você utilizou Delphi, Pascal etc etc.
  3. Se você não sabe “nada de nada”, está começando por exemplo, eu não indicaria nem o Visual Basic e muito menos o Visual C#, aqui não tem jeito, é preferência mesmo. Veja você mesmo as duas linguagens e escolha aquela que você quer “falar”.

Ah, existe um último fator que é sobre o mercado, que pode te ajudar a escolher melhor. A Microsoft por exemplo, tenta seguir uma linha de igualdade, mas, não consegue e você em muitos eventos e apresentações por aí, vê o código Visual C# com mais frequência do que o código Visual Basic.

Há alguns anos, desenvolvedores VB não eram muito bem vistos, embora necessários. Hoje em dia isso diminuiu mas ainda vemos que as empresas procuram muito mais desenvolvedores C# do que VB.

Bem, escreví essas poucas linhas, porquê vamos tentar mudar a “linguagem padrão” lá do banco em que trabalho, indo do Visual Basic para o C#. Não vai ser fácil, mas, pelo menos nessa, todos os desenvolvedores estão unidos.

Abraços e vamos discutir sobre isso…

Chilá!@!

1 Comment

Comments have been disabled for this content.