Novidades do Entity Framework 5 com Renato Haddad

Caro desenvolvedor,
É com um imenso prazer que anuncio mais um lançamento dos meus treinamentos, o de Entity Framework 5 - estado da arte. A Microsoft lançará neste mês o VS.NET 2012 e trará muitas novas informações. Sendo assim, não há nada melhor que aprender o EF 5, aprofunde os conhecimentos no EF 5.

Neste treinamento (2h54) explore as novidades do Entity Framework 5, os cenários para o Model e Code First, como instalar o EF 5 com o Nuget, criar classes relacionadas, usar o DbContext/DbSet. Prepare as classes para o uso do Enum, fazer CRUD dos dados e analisar o banco gerado. Crie entidade e banco com dados geográficos, pesquise e localize lojas através da latitude e longitude. Veja o uso de Table Value Function no SQL Server e no EDMX. Saiba as novidades do diagrama EDMX, organizar os layouts das entidades, exportar para outro diagrama, organizar por cores e validar o diagrama. Veja como usar engenharia reversa, instalar o power tools, gerar as classes a partir de um banco existente e analisar o uso do FluentAPI. Saiba como controlar as alterações na estrutura do banco com o Migrations.
Os códigos utilizados estão em C# e VS 2012. A aplicação usada é de Console. Este treinamento é indicado para o nível básico.

Conteúdo
1 - Introducao ao Entity Framework 5 (3:39)

O que é o Entity Framework 5, os diversos cenários para se usar o Model First e o Code First.

2 - Nuget do EF 5 e definição das classes para o Enum (11:30)
Veja como usar o Nuget para instalar o EF 5, definir as classes de produtos e categorias que serão base para o exercício.

3 - Criar o contexto e adicionar dados (12:47)
Veja como criar a classe de contexto com o DbContext e o DbSet. Em seguida, defina o provider e adicione uma lista de dados para salvar no banco.

4 - Criar Database, os Enums e o CRUD (16:38)
Prepare as classes para o uso do Enum, adicionar, pesquisar e excluir dados no banco utilizando o Enum como parâmetro. Veja ainda como o Database foi criado com o Enum.

5 - Criar o Enum direto no EDMX (6:19)
Veja como criar Enum e entidades no EDMX, assim como configurar as devidas propriedades para os devidos Enums.

6 - Definir dados Geográficos (12:09)
Veja como criar a entidade com dados geográficos, o banco de dados e o contexto da classe para pesquisar lojas através da latitude e longitude.

7 - Pesquisar dados geográficos (23:36)
Veja como cadastrar, listar, pesquisar todas e as próximas lojas com o Geography.

8 - Table Value Function (15:01)
Veja como criar funções com parâmetro no SQL Server e montar o EDMX referenciando-as como um tipo complexo.

9 - Uso do Table Value Function (12:36)
Crie um código em C# para usar as TVFs geradas no EDMX.

10 - Novo Layout do diagrama EDMX (15:30)
Saiba as novidades do diagrama EDMX, organizar os layouts das entidades, exportar para outro diagrama, organizar por cores e validar o diagrama.

11 - Engenharia Reversa com o Code First (20:30)
Veja como usar engenharia reversa, instalar o power tools, gerar as classes a partir de um banco existente e analisar o uso do FluentAPI.

12 - Manutenção no DB com o Migration (24:48)
Veja como criar uma classe, o contexto e como controlar as alterações na estrutura do banco com o Migration, gerar o banco de dados, assim como as devidas alterações de propriedades, classes e adicionar dados.

Preço promocional de lançamento: de R$ 279 por R$ 209. Acesse o link e veja os detalhes do EF 5.

Renato Haddad
Microsoft Most Valuable Professional

No Comments