O IE8 destruiu o meu IIS 7

Isto mesmo, se vc instalou o IE8 versão final e usa o IIS 7 para desenvolver aplicações ASP.NET 3.5, provavelmente deve ter se deparado com o erro de segurança na hora de executar a página e acessar um banco de dados. Perdi 2 dias pesquisando e testando e após contatos com alguns amigos (nestas horas, ter experts no network faz a diferença) consegui matar a charada. O pior é que eu tinha o IE 8 beta 2 e tudo rodava super bem com o ASP.NET 3.5.

Quando instalei o IE8 versão final, pronto, deu pau em tudo, pois eu uso Windows Authentication com Itegrated Security no acesso ao SQL Server 2008. Enfim, a solução foi definir no IIS7 que as apps devem usar Anonymous Authentication = Enable; ASP.NET Impesonation = Enabled; Basic Authentication = Disabled; Forms Authentication = Disabled e Windows Authentication = Enabled. Isto pq o meu cenário é assim, mas vale dizer que depende de cada um.

Agora é que vem a charada... No SQL Server 2008 tive que criar o usuário (login) NT AUTHORITY\IUSR e atribuir direitos de db_datareader e db_datawriter (isto foi o meu amigo Felipe Ferreira - fera do SQL Server que salvou a pátria) para poder ter acesso ao banco de dados. Tá vendo só como é uma instalação surpresa, de repente tudo para de funcionar no IIS e até descobrir que era preciso criar o user NT AUTHORITY\IUSR foi uma tonelada de testes.

No Comments