Anunciando a Silverlight 5


Hoje, no evento FireStarter da Silverlight nós revelamos a próxima versão da Silverlight.

A Silverlight 5 adiciona novas funcionalidades e capacidades, e permite aos desenvolvedores a criação de experiências multimídia de melhor qualidade e entrega aplicações ricas em navegadores, desktops e dispositivos. Em minha palestra, nesta manhã (em Inglês), demonstramos uma série destas novas funcionalidades e capacidades, e destacamos a produtividade do desenvolvedor que a Silverlight 5 provê e as novas e ótimas experiências do usuário que a Silverlight possibilita. Você pode assistir a minha palestra aqui (em Inglês).

A Silverlight 5 beta estará disponível no primeiro semestre do próximo ano, e a versão final será lançada no segundo semestre de 2011.

Experiências Multimídia de Melhor Qualidade

Estamos vendo grande adoção da Silverlight para soluções multimídia de melhor qualidade. Nos últimos meses temos visto empresas como Canal+, TV2 e Maximum TV lançarem soluções Silverlight para transmissões ao vivo e on-demand (sob demanda).

A Silverlight 5 permitirá experiências multimídia além do usual adicionando:
  • Decodificação de vídeo por Hardware: a Silverlight 5 agora suporta decodificação de vídeo acelerada através da GPU (processador da placa de vídeo), o que reduz significativamente a carga da CPU para vídeos em HD (alta definição). Usando Silverlight 5, mesmo netbooks de baixa capacidade serão capazes de reproduzir conteúdo HD em 1080p.

  • Trickplay: a Silverlight 5 agora permite a reprodução de conteúdo multimídia com velocidade variável no cliente, com correção automática da afinação (grave/agudo) do áudio. Isso é ótimo para vídeos de treinamento onde você quer acelerar o professor enquanto você ainda consegue entender o que ele está dizendo.

  • Melhoria na percepção do consumo de energia impedirá que screensavers (protetores de tela) apareçam enquanto você estiver assistindo a filmes permitindo ainda que o computador entre no estado de sleep (dormir) quando o vídeo não estiver tocando.

  • Suporte a controle remoto está incorporado agora na Silverlight 5 - permitindo aos usuários controlar a reprodução multimídia com dispositivos que possuam controle remoto.

Desenvolvimento de Aplicações

A Silverlight fornece um rico ambiente de desenvolvimento de aplicações que te permite criar ótimas aplicações entregues através da web. 

A Silverlight 5 oferece melhorias significativas para o desenvolvimento de aplicações, incluindo:

  • DataBinding (Vinculação/Ligação de Dados) e MVVM: a Silverlight 5 proporciona melhorias significativas para vinculação de dados que melhoram a produtividade do desenvolvedor e proporcionam uma melhor convergência dos recursos Silverlight/WPF. Agora os desenvolvedores podem depurar expressões de data-binding, definir pontos de interrupção (breakpoints) nos databindings, e determinar erros mais facilmente. DataTemplates implícitos agora permitem que modelos sejam criados em uma aplicação para suportar um determinado tipo padrão. Ligações de dados ancestrais RelativeSource tornam mais fácil para um DataTemplate se ligar a uma propriedade em um controle recipiente (contêiner). Vincular dados em acessores (setters) de estilos permite que as vinculações de dados sejam usadas dentro de estilos para referenciar outras propriedades. E um novo evento DataContextChanged está sendo introduzido para facilitar o tratamento de mudanças. Extensões de marcação agora também suportam e permitem que código seja executado no tempo de análise do código XAML para propriedades e tratadores de eventos, permitindo o melhor suporte MVVM possível.
  • Serviços WCF e RIA: a Silverlight 5 agora inclui suporte WS-Trust. Melhorias para Serviços WCF e RIA incluem suporte para tipos complexos, melhor suporte MVVM, e customização melhorada da geração de código. A pilha de rede da Silverlight 5 agora também suporta cenários de rede de baixa latência que permitem cenários de aplicação mais responsivos.
  • Texto e Impressão: a Silverlight 5 proporciona uma melhor clareza do texto o que permite uma renderização de texto mais nítida e limpa, fluxo de texto em múltiplas colunas e caixas de texto ligadas, suporte a caracteres e direcionamento de texto e suporte completo para fontes OpenType. A Silverlight 5 também inclui uma nova API de Impressão Vetorial Postscript (Postscript Vector Printing) que fornece controle programático sobre o que você for imprimir, e permite a impressão mais rica de relatórios e documentos. Funcionalidade Pivot - que permite que os desenvolvedores criem experiências de visualização de informações surpreendentes - também será fornecida e integrada dentro do SDK (kit de desenvolvimento de software) da Silverlight 5.
  • Gráficos: a Silverlight 5 inclui suporte ao modo gráfico imediato (immediate) que permite aos desenvolvedores tirar pleno proveito da GPU (graphics processing unit ou unidade de processamento gráfico) e permite suporte gráfico para aceleração em 3-D. Esse novo suporte facilita cenários mais ricos de visualização de dados (certifique-se de assistir a palestra para ver alguns cenários de arregalar os olhos). :D
  • Fora do Browser: a Silverlight 5 aproveita as capacidades out-of-browser (fora do browser) que introduzimos com a Silverlight 4. Aplicações que funcionam fora do browser podem agora criar e gerenciar janelas filhas. Aplicações fora do browser confiáveis agora também podem usar os recursos de P/Invoke para chamar bibliotecas não gerenciadas e APIs Win32. Um melhor suporte para políticas de grupo permite que as empresas tanto bloqueiem ou abram as capacidades de segurança sandbox das aplicações Silverlight 5.
  • Ferramentas de Teste: Nós estamos adicionando suporte automatizado para testes de UI (interface do usuário) para aplicações Silverlight no Visual Studio 2010. Isto torna mais fácil testar as aplicações Silverlight, e automatizar as funcionalidades delas.
  • Desempenho: a Silverlight 5 suporta inicialização mais rápida da aplicação, e fornece suporte para navegadores de 64 bits. A Silverlight 5 também se integra com os novos recursos de Aceleração de Hardware (Hardware Acceleration) do IE9, e permite a aceleração de hardware em modo windowsless (sem janela).
Resumo

Nós estamos realmente animados com as novas e ótimas capacidades que a Silverlight 5 vai entregar, e estamos ansiosos para receber o seu feedback (retorno). Minha palestra está disponível para assistir online aqui se você quiser ver a nova versão em ação e mais informações podem ser encontradas no site da Silverlight.
 
Espero que ajude,

Scott

 

Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.

No Comments