RSS feed
Novos Relatórios de Logs, Gestão de Bases de Dados e outros módulos interessantes de administração para o IIS7 - ScottGu's Blog em Português

Novos Relatórios de Logs, Gestão de Bases de Dados e outros módulos interessantes de administração para o IIS7

Uma das prioridades principais em que nos concentramos na construção do IIS7 foi a de fornecer um modelo de extensibilidade .NET rico que disponibiliza aos programadores os pontos de extensão necessários para a ampliação do servidor web.

Estes pontos de extensibilidade são disponibilizados pelo pipeline do servidor web (permitindo cenários como o novo IIS7 Bit Rate Throttler), no sistema de configuração (permitindo aos programadores a criação de novas configurações de esquemas web.config), no interior do sistema de monitorização da saúde do servidor web (permitindo aos programadores adicionar eventos de tracing customizados) e no interior da ferramenta de administração (permitindo aos programadores a introdução de novos módulos UI).

Nós adicionamos esses pontos de extensibilidade para que qualquer pessoa possa facilmente extender e ampliar as funcionalidades do servidor web usando o .NET. De forma egoísta, nós também quisemos estas funcionalidade de forma que pudéssemos enviar packs de atualização que disponibilizarão funcionalidades adicionais ao servidor web.

Lançamento do IIS 7 Admin Pack Preview 1

Na semana passada a equipe do IIS disponibilizou a primeira preview técnica de alguns módulos interessantes de administração, módulos esses que (na minha opinião) os programadores vão achar extremamente úteis. Esta preview adiciona várias novas funcionalidades à Ferramenta de Administração do IIS7.

  • Gestor da Bases de Dados: Gestão de Bases de Dados SQL embutida, incluindo a possibilidade de criação, anulação e edição de tabelas de indices, criação e edição de Stored Procedures e a execução de pesquisas customizadas. Como está integrada na Ferramenta de Administração do IIS tudo funciona sobre HTTP/SSL, o que significa que podem utilizar os módulos para gerir remotamente as aplicações alojadas remotamente (mesmo em contas de alojamento partilhadas de baixo custo), sem ter a expôr directamente a base de dados à Internet.

  • Relatórios de Logs: Visualização embutida de relatórios com suporte para gráficos para os ficheiros de log. Ampla possibilidade de selecção de dados e suporte à criação de gráficos customizados, bem como a possibilidade de imprimir ou gravar relatórios. Tal com o gestor de base de dados podem usar este módulo remotamente sobre HTTP/SSL, o que quer dizer que funciona em cenários de alojamento remoto partilhado.

  • Editor de Configurações: Este poderoso módulo proporciona um controle completo sobre a edição das configurações web.config dentro da ferramenta de administração. Podemos configurá-lo para seguir as alterações que fomos fazendo usando o UI e fazê-lo gerar automáticamente scripts de alteração de configuração que podem ser gravados e executados mais tarde, de uma forma automatizada.

  • Filtragem de Pedidos: Este módulo dá-nos um maior controlo sobre a funcionalidade de filtragem de pedidos do IIS7. Vejam este post no blog do Carlos para saber como o utilizar.

  • Autorização .NET: Este módulo de administração dá-nos um editor de regras de autorização customizado que nos permite a gestão fácil da secção de configuração <authorization> do ASP.NET.

  • FastCGI: Este módulo de administração dá um maior suporte à edição das novas configurações <fastCGI> (para quando usamos módulos FastCGI no IIS7 tal como o PHP).

Em baixo são apresentados alguns screen-shots e tutoriais simples dos módulos de administração do Sistema de Relatórios de Logs e do Gestor de Bases de Dados:

Módulo de Administração do Sistema de Relatórios de Logs

Alguma vez você fez a instalação de uma aplicação web num servidor e pensou quanta carga o mesmo está suportando? Qual o tempo de resposta médio do servidor?, ou, quantos erros de servidor estão ocorrendo (e em que URLs)? Todas estas informações são cuidadosamente registadas pelo IIS num arquivo de texto. Hoje a maioria das pessoas utilizam ferramentas de linha de comando como o utilitário IIS Log Parser que analisa estes arquivos.

O IIS7 Admin Pack e os novos módulos de administração "Relatórios IIS" permitem-nos agora pesquisar e gerar relatórios gráficos na ferramenta de administração do IIS:

O módulo de administração "IIS Reports" já vem equipado com um conjunto de relatórios de logs que podemos facilmente executar nos nossos sites e aplicações.

A seguir está um relatório gráfico simples que podemos executar e que se concentra nos códigos HTTP retornados por minha aplicação "TestSite" (notem como estamos utilizando a opção de visualização "gráfico de barras":

Opcionalmente, os relatórios podem ser filtrados por datas. Podemos usar o botão de gravar ou de imprimir no interior da página do relatório para gerar uma versão local impressa ou gravada.

A ferramenta de administração do IIS7 é uma aplicação cliente rica (criada usando WinForms) - mas faz todos os seus acessos remotos e trabalhos através de serviços web HTTP que se ligam a servidores web remotos. Isto significa que a aplicação irá trabalhar através de firewalls e que um serviço de hospedagem não necessita abrir portas na sua rede para a suportar.

Assim que um serviço de hospedagem instalar o IIS 7 Admin Pack nos seus servidores web, os clientes remotos que criarem os seus sites usando a ferramenta de administração do IIS (que faz parte do Vista e está disponível para download para clientes Windows XP) serão automaticamente avisados que podem ativar o módulo local de administração IIS Reports (o instalador do módulo do lado do cliente é transparente). Eles poderão usar o módulo de relatórios na sua aplicação de administração para gerar relatórios para os seus sites hospedados remotamente.

Nota: opcionalmente os serviços de hospedagem podem desativar esta funcionalidade ou restringir/customizar a lista de relatórios a fornecer. Quem sabe? Pode ser que os serviços de hospedagem decidam tornar esta funcionalidade parte dos seus planos de hospedagem IIS e ASP.NET.

Módulo de Gestão de Base de Dados

Alguma vez você fez a instalação de uma aplicação e sua base de dados num serviço de hospedagem remoto e quis fazer uma pequena mudança na base dados (mas o serviço de hospedagem não permitiu o acesso à mesma através da ferramenta de administração do SQL)? Usando o novo módulo de "gestão de bases de dados" no interior da ferramenta de administração do IIS você pode agora acessar remotamente a sua base de dados e fazer mudanças na mesma sobre HTTP/SSL através do servidor web.

Simplesmete conecte sua ferramenta de administração do IIS ao seu site remoto e clique no novo ícone "Database Manager":

Por padrão, o módulo "Database Manager" vai olhar para a seção <connectionStrings> do web.config da sua aplicação web e permitir o acesso fácil a qualquer das bases de dados que a sua aplicação hoispedada está utilizando.

Por exemplo, abaixo está a aplicação "TestSite" que tem uma configuração "NorthwindConnectionString" na seção <connectionStrings> no arquivo web.config (razão pela qual aparece na minha lista de ligações). Quando eu a escolho eu posso ver e editar as minhas Stored Procedures e Tabelas (incluindo índices):

Podemos usar o botão do lado direito em qualquer tabela para editar os seus dados ou fazer qualquer SQL query para pesquisar um conjunto customizado de dados:

O ponto interessante está no fato de um serviço de hospedagem poder disponibilizar todas as funcionalidades de administração de bases de dados descritas anteriormente para planos de hospedagem compartilhados e dedicados (mesmo quando existem centenas ou milhares de clientes num único servidor). Como todos os outros módulos na ferramenta de administração, todas as comunicações entre o front-end do cliente e o back-end do serviço de hospedagem são feitas sobre serviços web baseados em HTTP/SSL (o que significa que podem atravessar firewalls e não necessitam que o serviço de hospedagem abra novas portas, sem a necessidade de expor o SQL Server diretamente à internet).

Talvez este módulo de administração de base de dados se torne uma funcionalidade padrão que todos os serviços de hospedagem IIS disponibilizarão - o que fará com que a gestão remota de dados seja mais simples.

Resumo

No decorrer do tempo vocês verão ainda mais módulos de administração serem lançados no IIS 7 Admin Pack e muitas outras funcionalidades disponíveis (Carlos, que administra a equipe de desenvolvimento da ferramenta de administração está pedindo ativamente por sugestões sobre o que vocês gostariam através de seu blog - apareçam e deixem-lhe um comentário se tiverem uma sugestão ou simplesmente quiserem dar um pouco de feedback positivo e encorajamento à equipe).

Você podem fazer o download da primeira preview técnica do IIS 7 Admin Pack aqui bem como obter mais detalhes através da documentação disponível. Os módulos acima citados funcionam no IIS7 seja na versão do Vista, seja na do Windows Server 2008.

Espero que ajude,

Scott

(Texto original traduzido por José Pedro Silva.)

Published Wednesday, March 26, 2008 3:47 AM by zepedro
Filed under: , , ,

Comments

No Comments