RSS feed
Preview do ASP.NET Dynamic Data (Dados Dinâmicos ASP.NET) Disponível - ScottGu's Blog em Português

Preview do ASP.NET Dynamic Data (Dados Dinâmicos ASP.NET) Disponível

Alguns meses atrás nós lançamos uma Preview das Extensões da ASP.NET 3.5 que continha um pacote de novos recursos que serão lançados mais tarde ainda neste ano (incluindo melhorias na ASP.NET AJAX, ASP.NET MVC, Suporte à ASP.NET Silverlight, e ASP.NET Dynamic Data).

O Suporte aos Dados Dinâmicos ASP.NET dentro daquela preview ofereceu uma primeira visão permitindo que você rapidamente construisse web-sites voltados a dados que trabalhem com modelos de objetos LINQ para SQL ou LINQ para Entidades. Os Dados Dinâmicos ASP.NET permitem que você automaticamente crie páginas de entrada de dados e relatórios completamente funcionais que serão dinamicamente construídos a partir dos metadados do seu modelo de dados ORM. Além de suportar um modelo de criação dinâmica, este recurso também permite que você opcionalmente sobrescreva e adapte qualquer template de visão usando qualquer HTML ou código que você queira (dando a você o controle total da experiência).

Preview dos Dados Dinâmicos ASP.NET

Hoje nós lançamos uma atualização da Preview dos Dados Dinâmicos ASP.NET. Você pode aprender mais sobre eles e fazer o download aqui.

Esta nova preview dos dados dinâmicos agora funciona com os controles padrões que acompanham a ASP.NET (GridView, ListView, FormView, DetailsView, etc). O suporte aos dados dinâmicos permite que estes controles automaticamente gerenciem relacionamentos de chave-estrangeira. Por exemplo, em um gridview você agora terá nomes amigáveis automaticamente para valores de colunas de chave-estrangeira e lista de seleção drop-down automática para estes valores quando estiver no modo de edição.

O novo suporte a dados dinâmicos também provê validação automática da UI (ambos client-side (lado do cliente) e server-side (lado do servidor)) baseada nas restrições que você setou nas suas classes do modelo de dados. Por exemplo, se uma coluna no banco de dados é limitada a 50 caracteres no tamanho, e é marcada como não-nula, validadores de controle apropriados serão automaticamente aplicados pelos dados dinâmicos ASP.NET para garantir estas restrições nas páginas de UI. Se você mudar as restrições dentro das classes do modelo de dados LINQ para SQL ou LINQ para Entidades, a UI irá automaticamente detectar estas mudanças e garantir as novas restrições na próxima requisição web.

Além dos metadados padrão do modelo de dados, você também pode declarar metadados customizados para extender a validação de controles e o padrão de apresentação de objetos de UI.

Você será capaz de usar todos os recursos mencionados acima com LINQ para SQL e LINQ para Entidades.

Wizard do Visual Studio para Projetos de Dados Dinâmicos

Além do suporte no tempo de execução para os recursos centrais dos dados dinâmicos ASP.NET, o time de ferramentas web do VS também lançou hoje a primeira preview de um novo wizard para o projeto de dados dinâmicos que permite a você rapidamente iniciar um web-site voltado a dados. O wizard permite a você selecionar  um banco de dados, e então tabelas, views (visões), sprocs dentro deste de forma que você possa construir um modelo de dados LINQ para SQL:

 

Após criar o modelo de dados, o wizard permite que você facilmente escolha páginas do modelo adaptado a dados dinâmicos para construir a UI:

Você pode então escolher que tipo de UI referente à inserção/edição/atualização é suportada em cada página:

E quando você clicar em finish (terminar), o wizard criará um projeto com as classes do modelo de dados e as páginas de dados da UI configuradas para serem executadas. Você pode aprender mais sobre o wizard e vê-lo em ação em um post e vídeo aqui.

Como começar

Você pode aprender mais sobre esta nova preview dos dados dinâmicos, fazer o download e rodar a aplicação localmente aqui.

Você pode assistir a apresentação de David Ebbo sobre os dados dinâmicos no MIX08 para aprender mais sobre o funcionamento desta tecnologia. Dê uma olhada também no vídeo de Scott Hunter aqui, e no vídeo de Brad Millington aqui. David também tem um post aqui que trata sobre as mudanças feitas entre a preview de Dezembro e a preview de hoje.

Você pode fazer perguntas e enviar suas sugestões e comentários através dos fórums www.asp.net aqui.

Espero que ajude,

Scott

(Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.)

Published Thursday, April 10, 2008 2:44 AM by Leniel Macaferi
Filed under: , , ,

Comments

No Comments