RSS feed
jQuery e Microsoft - ScottGu's Blog em Português

jQuery e Microsoft

jQuery é uma biblioteca JavaScript leve e de código fonte livre (somente 15kb de tamanho) que em um espaço de tempo relativamente pequeno se tornou uma das bibliotecas mais populares na web.

Uma grande parte do apelo da jQuery é que ela permite que você elegantemente (e eficientemente) encontre e manipule elementos HTML com um mínimo de linhas de código. jQuery suporta isto através de uma boa API "selector" que permite aos desenvolvedores pesquisar elementos HTML, e então aplicar "comandos" nestes. Uma das características dos comandos jQuery é que eles podem ser "encadeados" - de forma que o resultado de um comando pode ser a entrada (input, alimentação) de outro. jQuery também inclui um conjunto de APIs de animação nativas que podem ser usadas como comandos. A combinação permite que você realize algumas coisas maneiras com somente algumas tecladas.

Por exemplo, o JavaScript abaixo usa jQuery para encontrar todos os elementos <div> dentro de uma página, os quais tenham uma classe CSS "product", e então anima-os para desaparecerem lentamente:

Como outro exemplo, o JavaScript abaixo usa jQuery para encontrar uma <table> específica na página com um id "datagrid1", e então retorna cada linha <tr> de dentro do datagrid, e faz com que estes elementos <tr> tenham uma classe CSS igual a "even" - a qual poderia ser usada para alternar a cor de fundo de cada linha:

[Nota: ambos os exemplos foram adaptados de fragmentos de código do excelente livro jQuery in Action (jQuery em Ação)]

Prover a habilidade de realizar operações de seleção e animação iguais as mostradas acima é algo que muitos desenvolvedores têm nos pedido para adicionar na ASP.NET AJAX, e este suporte foi algo que listamos como um recurso proposto no plano de desenvolvimento da ASP.NET AJAX (ASP.NET AJAX Roadmap) que publicamos alguns meses atrás. Porém, assim que o time começou investigar a construção deste recurso, eles rapidamente perceberam que o suporte à jQuery para estes cenários já é excelente, e que existe um enorme ecossistema e comunidade construídos sobre este. A biblioteca jQuery também funciona bem nas mesmas páginas com ASP.NET AJAX e ASP.NET AJAX Control Toolkit.

Ao invés de duplicar funcionalidade, nós pensamos, não seria ótimo usar jQuery como esta se encontra, e adicionar esta como um padrão, suportado, biblioteca no VS/ASP.NET, e então focar nossa energia construindo novos recursos que tirem vantagem desta? Nós enviamos um e-mail para o time da jQuery para estimar o interesse deles nesta proposta, e rapidamente nós recebemos uma resposta explicitando que esta parece ser uma idéia interessante.

Dando suporte à jQuery

Estou entusiasmado hoje ao anunciar que a Microsoft irá entregar a jQuery com o Visual Studio a partir de agora. Nós iremos distribuir a biblioteca JavaScript jQuery como esta se encontra, e não iniciaremos um novo desenvolvimento, nem faremos modificações no código fonte da árvore de desenvolvimento da versão principal da jQuery. Os arquivos continuarão a ser usados e entregues sobre a licença MIT existente da jQuery.

Nós iremos também distribuir versões com anotações intellisense que provêem uma ótima integração no intellisense do Visual Studio e também integração de ajuda no tempo de construção. Por exemplo:

e com um comando encadeado:

O suporte às anotações intellisense da jQuery estará disponível como um download grátis em poucas semanas (e funcionará muito bem com o VS 2008 SP1 e com o gratuito Visual Web Developer 2008 Express SP1). O novo download da ASP.NET MVC também será distribuído com a jQuery inclusa e adicionará a jQuery por padrão em todos os novos projetos.

Nós estenderemos o suporte de produto da Microsoft para a jQuery começando mais tarde neste ano, o qual permitirá que desenvolvedores e empresas chamem e abram casos de suporte 24x7 no PSS da Microsoft. PPS (Microsoft Product Support Services) é o suporte a serviços relacionados aos produtos da Microsoft.

Mais adiante nós usaremos jQuery como uma das bibliotecas usadas para implementar controles de alto nível dentro do kit de ferramentas da ASP.NET AJAX (ASP.NET AJAX Control Toolkit), como também implementaremos novos métodos de ajuda Ajax no lado do servidor para a ASP.NET MVC. Novos recursos que adicionarmos na ASP.NET AJAX (igual ao novo suporte a templates de clientes) serão criados de forma a integrarem de maneira perfeita com a jQuery.

Nós também planejamos contribuir com testes, consertos de bugs, e melhorias de encontro ao projeto de código livre da jQuery. Todos estes passarão pelo processo padrão de revisão de consertos da jQuery.

Sumário

Nós estamos realmente excitados em ser capazes de nos associarmos com o time da jQuery nesta empreitada. jQuery é uma biblioteca fantástica, e algo que pensamos que pode realmente beneficiar os desenvolvedores ASP.NET e ASP.NET AJAX. Nós esperamos ter esta integração funcionando de maneira excelente com o Visual Studo e ASP.NET, ajudando a trazer a jQuery para um conjunto maior de desenvolvedores. 

Para mais detalhes relacionados ao anúncio de hoje, por favor verifique o post de John Resig no blog do time da jQuery. Scott Hanselman está para postar um bom tutorial que mostra a intregração de jQuery com a ASP.NET AJAX (incluindo o novo motor de templates de cliente) como também os Serviços de Dados ADO.NET (o qual foi lançado no .NET 3.5 SP1 e que foi previamente chamado "Astoria").

Espero que ajude,

Scott

(Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.)

Published Sunday, September 28, 2008 1:32 PM by Leniel Macaferi

Comments

# re: jQuery e Microsoft

Monday, September 29, 2008 10:43 AM by Rodrigo

Legal o seu trabalho de tradução, mas acho que um desenvolvedor tem a obrigação de saber ler e escrever em inglês. Quem sabe escrever e ler inglês tem a vantagem , por exemplo, de colocar um comentário no blog do scottgu e ter sua dúvida respondida por ele.