RSS feed
Tutorial eBook sobre ASP.NET MVC Grátis - ScottGu's Blog em Português

Tutorial eBook sobre ASP.NET MVC Grátis

Houve uma grande agitação na comunidade com relação ao novo framework ASP.NET MVC que está prestes a ser lançado (literalmente muito em breve – anúncio está para sair). Como qualquer coisa nova, as pessoas também estão pedindo mais tutoriais/exemplos/documentação que cubra como começar e construir aplicações com o framework.

Nos últimos meses eu estive ajudando a contribuir para um livro sobre ASP.NET MVC que Scott Hanselman, Rob Conery e Phil Haack estavam escrevendo para a Wrox. O livro está agora em processo de produção e estará disponível para compra nas lojas dentro em breve (você pode comprá-lo antecipadamente hoje na Amazon).

Eu escrevi o primeiro capítulo do livro – o qual possui 185 páginas e é do início ao fim um tutorial que mostra passo a passo a construção de uma pequena mas completa aplicação ASP.NET MVC a partir do zero. O acordo que fiz com a Wrox foi que eu escreveria o capítulo gratuitamente desde que eles disponibilizassem o capítulo em formato PDF de maneira gratuita para download.

Estou feliz ao anunciar que você agora pode fazer o download deste capítulo tutorial do início ao fim (é um arquivo PDF de 14 MB). Está licenciado sob uma licença do tipo “Creative Commons Attribution No Derivatives” – o que significa que você pode compartilhar, distribuir, imprimir ou entregar o mesmo para qualquer pessoa.

Tutorial da aplicação NerdDinner ASP.NET MVC

O tutorial começa usando o comando Arquivo->Novo Projeto do Visual Studio para criar um novo projeto ASP.NET MVC e então de forma incremental adiciona funcionalidades e recursos. Durante o caminho, o capítulo cobre assuntos sobre como:

  • Criar um banco de dados
  • Construir um modelo de dados com validação e regras de negócio
  • Implementar UI (Interface do Usuário) para listas/detalhes de dados em um site usando Controladores e Visões
  • Habilitar CRUD (Criar, Atualizar, Deletar) dados
  • Usar o padrão de projeto ViewModel para passar informação de um Controlador para uma Visão
  • Reusar UI por todo o site usando parciais e páginas master
  • Implementar paginação de dados eficiente
  • Implementar segurança na aplicação usando autenticação e autorização
  • Usar AJAX para entregar atualizações dinâmicas
  • Usar AJAX para adicionar suporte interativo a mapas
  • Executar testes unitários automatizados (incluindo injeção de dependência e mocking (simulação de objetos))

A aplicação que o tutorial constrói é chamada "NerdDinner" (Jantar do Nerd*). Esta provê uma maneira fácil para que as pessoas organizem, recebam e procurem por novos jantares baseados em assuntos específicos; tudo de maneira online:

Scott Hanselman tem hospedado NerdDinners há alguns anos, e teve a idéia de construir um tutorial baseado em uma aplicação que facilitasse tal evento. Ele também está agora hospedando uma versão customizada da aplicação em www.nerddinner.com.

Links para Download

Espero que ajude,

Scott

P.S. O livro está entrando em produção agora e deste modo está oficialmente em um status não-editado (o que significa que editores profissionais ainda não analisaram seu conteúdo). Nós iremos atualizar o PDF com qualquer edição importante assim que o texto final fique pronto.

P.P.S. e sim – esta é uma das razões pelas quais meu blog tem estado mais quieto que o normal nos últimos meses. Espere uma publicação de posts mais regular novamente assim que eu me recuperar desta empreitada. :-)

* Nerd é um termo estereotípico que descreve uma pessoa com grande fascínio por conhecimento ou tecnologia. É utilizado desde o final da década de 1950 no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

(Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.)

Published Tuesday, March 10, 2009 4:54 PM by Leniel Macaferi

Comments

No Comments