RSS feed
Instalador da Plataforma Web da Microsoft - ScottGu's Blog em Português

Instalador da Plataforma Web da Microsoft

Um dos lançamentos interessantes que estão aparecendo neste ano é um pequeno gerenciador de downloads - o Instalador da Plataforma Web da Microsoft - que torna a instalação e configuração das camadas do servidor web e do desenvolvimento para web extremamente fácil. Esta é uma ferramenta grátis, a qual está disponível para download a partir do site www.microsoft.com/web (aqui está o link direto para o instalador – escolha a versão 2.0). A ferramenta funciona com Windows XP, Vista, Windows 7, Windows Server 2003 e Windows Server 2008.

O Instalador da Plataforma Web provê uma maneira fácil para rapidamente instalar e customizar todo o software que você precisa para desenvolver e publicar web sites e aplicações em uma máquina Windows. A ferramenta automaticamente analisa o que o seu sistema já tem instalado, permite a você facilmente marcar componentes adicionais para serem incluídos e então automatiza o processo de instalação de todos os componentes de uma só vez quando você clica no botão instalar (evitando que você instale manualmente cada componente).

 

Por exemplo, você pode clicar na seção Servidor Web "Web Server" acima para customizar os módulos individuais do servidor web IIS instalado na máquina. Isto inclui ambos os módulos pré-instalados que acompanham o Windows (como o módulo para navegação em diretório), como também módulos adicionais disponíveis através de downloads separados. A seguir eu selecionei dois módulos adicionais – os módulos de Roteamento de Requisições da Aplicação (Application Request Routing) e Reescrita de URL (URL Rewrite) – para que os mesmos sejam instalados:

O módulo para Reescrita de URL é um módulo gratuito da Microsoft que permite a você publicar URLs customizadas para seus sites visando otimizá-los para os motores de busca (search engine optimization - SEO). Você pode reforçar as regras de SEO (tornar o uso de letras maiúsculas/minúsculas consistente, inclusão de palavras-chave, etc) e customizar como seu site aparecerá em uma perspectiva externa da maneira que você quiser (a ferramenta de administração irá ajudá-lo até mesmo a escrever regras usando expressões regulares):

O módulo de Roteamento de Requisições da Aplicação é um módulo gratuito da Microsoft que suporta cenários no estilo de forward-proxy e permite o balanceamento de carga dinâmico das requisições feitas a múltiplas máquinas servidoras web (permitindo a você expandir, mover máquinas para dentro do perímetro de um firewall DMZ e trazer máquinas para dentro ou para fora de uma fazenda de servidores sem causar interrupção do serviço).

Em adição à Reescrita de URL e Roteamento de Requisições da Aplicação, existem dezenas de outros módulos para o servidor web que você pode selecionar para habilitar WebDAV, FTP seguro, publicação automatizada, gerenciamento remoto de banco de dados através da ferramenta admin do IIS para cenários de hospedagem, cenários de streaming a partir de um servidor multimídia, e mais. Você pode também instalar componentes adicionais relativos à arquitetura web como ASP.NET MVC, .NET 3.5 SP1, SQL Express e ferramentas de administração associadas, Visual Web Developer 2008 Express, e mais.

Galeria de Aplicações Web do Windows

O instalador da plataforma web também está integrado com a nova Galeria de Aplicações Web do Windows agora online: www.microsoft.com/web/gallery

Esta galeria permite a você facilmente instalar aplicações web existentes no seu servidor. A galeria contém uma variedade de aplicações .NET populares e de código aberto (como DotNetNuke, ScrewTurn Wiki e Umbraco CMS) como também aplicações de código aberto PHP (incluindo WordPress e Drupal). Você pode facilmente navegar e instalá-las usando o Instalador da Plataforma Web como também (simplesmente clicar na aba Aplicações Web "Web Applications" e marcar as aplicações que você quer instalar):

Além de fazer o download da aplicação, o instalador da plataforma web irá criar um novo site/aplicação raiz e configurará os detalhes apropriados e opcionalmente pode instalar o banco de dados.

Sumário

Se você ainda não fez o download do Instalador da Plataforma Web eu recomendaria que você desse uma olhada nele. Eu acho que você perceberá que o instalador torna muito mais fácil configurar e obter uma máquina pronta para uso, e torna muito mais fácil encontrar e instalar vários componentes da pilha do servidor web do Windows, como também encontrar e instalar aplicações para usar no servidor web.
Com o tempo você nos verá entregando mais e mais funcionalidades desta forma.

Você pode fazer o download e começar a usar o Instalador da Plataforma Web 2.0 Beta hoje. Nós lançaremos a versão final neste verão.

Espero que ajude,

Scott

 

Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.

Published Tuesday, June 2, 2009 4:21 AM by Leniel Macaferi

Comments

No Comments