RSS feed
Silverlight 3 Lançada - ScottGu's Blog em Português

Silverlight 3 Lançada

Hoje nós oficialmente entregamos a versão final da Silverlight 3.

Recursos da Silverlight 3

A Silverlight 3 é uma atualização maior e entrega muitos recursos e capacidades novas. Algumas das capacidades do motor de execução da Silverlight 3 incluem:

Mídia HD

Silverlight 3 agora suporta a aceleração gráfica do hardware – permitindo que ambas composição de vídeo e gráficos sejam transferidos para a GPU da placa de vídeo. Isto pode diminuir drasticamente o uso de CPU em um computador, e permite que o vídeo HD seja executado em máquinas com poucos recursos (máquinas baratas). Você pode agora entregar e executar experiências de vídeo HD 1080p na web.

Silverlight 3 inclui novos codecs de multimídia que suportam vídeo H.264, áudio ACC e conteúdo MPEG-4. Isto permite que você facilmente execute e entregue multimídia codificada usando estes padrões. Silverlight 3 também inclui APIs que trabalham com fluxo de bits raw para áudio/vídeo, as quais permitem a você criar codecs adicionais (em qualquer linguagem .NET) que suporte a execução de qualquer outro formato de mídia. Silverlight 3 também adiciona uma variedade de recursos multimídia adicionais que permitem um melhor registro (para cenários de análise de dados e monetização), provê a habilidade de desabilitar a proteção de tela quando o conteúdo de vídeo está sendo executado, e permite a proteção de conteúdo.

Os Serviços de Multimídia do IIS é um produto gratuito para o servidor que complementa a Silverlight e provê a habilidade de enviar eficientemente mídia através de stream sobre HTTP. Isto permite a entrega de ambos vídeo sob demanda e HD ao vivo usando Smooth Streaming (Streaming Suave) - o qual é um algoritmo adaptativo de streaming que entrega vídeo em taxas de bits otimizadas de acordo com a rede de dados do cliente e capacidades da CPU. Verifique esta amostra para ver um bom exemplo de streaming suave em ação com Silverlight.

O suporte a vídeo HD dentro da Silverlight, combinado com o suporte Smooth Streaming dos Serviços Multimídia do IIS, torna possível melhores experiências de vídeo na web. Nesta última semana somente, nós tivemos múltiplos clientes transmitindo eventos ao vivo em formato HD usando a Silverlight e Smooth Streaming (até 3 MBits) incluindo: Wimbledon, o Tour da França, Voleibol AVP, e o funeral do Michael Jackson.

Gráficos Imersivos

Os novos recursos de aceleração de GPU da Silverlight 3 permitem experiências gráficas ainda mais ricas e imersivas.

A Silverlight 3 também adiciona suporte para perspectiva 3D que pode ser usado com elementos gráficos, vídeos e controles. Silverlight 3 também inclui novas APIs de bitmap e pixel, como também a habilidade para criar e aplicar efeitos de sombreamento de pixel customizados (por exemplo, blur, dropshadow, swirl, etc) em qualquer imagem, elemento de vídeo ou controle. O suporte ao controle de velocidade da animação pode agora ser usado para permitir mais movimentos texturizados dentro de animações.

Suporte fora do Browser

Silverlight 3 permite que aplicações rodem fora do browser e que sejam executadas de modo offline. Usuários podem seguramente instalar aplicações web em seus computadores, e criar atalhos persistentes para tais aplicações no desktop, menu iniciar e barra de tarefas (este suporte está disponível no Windows e no Mac).

O novo suporte para detecção de rede dentro da Silverlight permite que desenvolvedores monitorem o status da rede de uma máquina e que os mesmos façam a transição entre o modo online e offline dentro de suas aplicações. Silverlight 3 também inclui um mecanismo de atualizações automáticas para aplicações
– de modo que clientes que possuem aplicações instaladas são automaticamente atualizados quando novas versões das aplicações são disponibilizadas no servidor web de origem.

Desenvolvimento de Aplicações

Silverlight 3 inclui muitos novos recursos para desenvolvimento de aplicações.

O motor de execução/Kit de desenvolvimento de software da Silverlight 3 combinado com o kit de ferramentas da Silverlight agora incluem aproximadamente 100 controles UI que permitem cenários comuns (layout, dados, gráficos, janelas filhas, etc) provendo ao mesmo tempo suporte completo para customização de estilos e templates.

Silverlight 3 traz recursos mais ricos para a ligação com dados. Suporte para a ligação de elemento para elemento entre controles é agora permitido. Suporte para template de validação de erros foi adicionado nos controles (permitindo assim uma maneira mais prática para exibir mensagens de erro). Ligação de dados hierárquica é suportada pelo DataGrid. O novo controle DataForm permite melhores cenários de master/detail (principal/detalhes). Silverlight 3 também traz o suporte a SaveFileDialog.

Silverlight 3 inclui um novo framework de navegação que permite a integração de botões (anterior/posterior) e link direto a um objeto dentro do browser. Isto também permite o suporte à otimização para motores de busca (SEO) de forma que o conteúdo dentro da aplicação Silverlight pode ser indexado pelos motores de busca
– incluindo Google, Bing e Yahoo. Silverlight 3 também suporta a habilidade para cachear assemblies (módulos) no cliente, para que os mesmos sejam reusados entre múltiplas aplicações (diminuindo assim o tamanho do download e melhorando o tempo de inicialização das aplicações).

Silverlight 3 inclui melhor renderização de texto e suporte a fontes. Renderização de texto usando aplicações Silverlight 3 é muito mais rápida e limpa do que em versões anteriores e as aplicações agora têm acesso às fontes locais. O sistema de estilos da Silverlight 3 agora também suporta dicionários de recursos consolidados, suporte à herança de estilos BasedOn e a habilidade de resetar estilos quantas vezes for necessário. Silverlight 3 adiciona suporte mais rico para acessibilidade e é o primeiro plug-in para browser a prover acesso a todas as cores do sistema, permitindo que pessoas que enxergam parcialmente façam mudanças, tais como esquemas de cores com maior contraste para melhorar a leitura usando controles familiares do sistema operacional.

Silverlight 3 inclui suporte mais rico para redes. Erros de falha da WCF agora são suportados na rede. A configuração do suporte a push duplex no lado do servidor está agora mais fácil de ser feita. Serialização binária de XML de cargas de dados é agora suportada. O novo framework dos Serviços RIA do .NET (o qual agora tem uma licença do tipo go-live) pode ser usado para criar aplicações de dados de múltiplas camadas de forma que estas englobem o cliente e o servidor. Os serviços RIA do .NET permitem que você escreva código de validação uma única vez e tenha este aplicado em ambos o cliente e os níveis da camada central de suas aplicações.

Ferramentas do Visual Studio 2008 para a Silverlight 3

Hoje nós também estamos lançando um download gratuito que permite o suporte ao desenvolvimento com Silverlight 3 e o Visual Web Developer 2008 Express (o qual é gratuito). O download das ferramentas do VS 2008 para a Silverlight provê suporte ao projeto, intellisense, compilação, e depuração para aplicações Silverlight 3. O próximo lançamento do Visual Studio - VS 2010 - adicionará mais recursos e proverá um ambiente WYSIWYG para a Silverlight (incluindo o suporte para ligação a dados dentro do ambiente).

Clique aqui para fazer o download das ferramentas do VS 2008 para a Silverlight (isto também instalará o motor de execução da SL3 + SDK). Clique aqui para fazer o download do kit de ferramentas da Silverlight (o qual fornece controles adicionais).

Expression Studio 3

Hoje nós também estamos entregando a candidata a lançamento (Release Candidate - RC) da Expression Blend 3 (incluindo Sketchflow) que permite uma rica edição de aplicações e projetos Silverlight 3.

Você pode fazer o download da Expression Blend 3 + Sketchflow RC aqui.

Expression Blend 3 é um update maior e permite um suporte a ferramentas muito mais rico. Algumas de suas melhorias incluem:

  • Sketchflow: Sketchflow torna significativamente mais fácil a criação de protótipos, experimentação de experiências dinâmicas do usuário, e incorpora o retorno obtido dos clientes. Se você ainda não viu ou experimentou - você deve. Esta ferramenta muda o jogo em se tratando de uma nova maneira para criar ótimas aplicações centradas no usuário.
  • Intellisense: Blend 3 inclui o suporte intellisense para C#, VB e XAML. Você pode agora escrever código e tratadores de evento dentro da Blend sem ter que mudar para o VS.
  • Comportamentos: Blend 3 inclui suporte a comportamento o qual encapsula interações de desenho complexas dentro de componentes reusáveis que podem ser diretamente aplicados em um controle dentro de uma superfície de desenho. Isto permite aos projetistas rapidamente adicionar funcionalidades e comportamento em aplicações sem ter que escrever código.
  • Importação do Adobe Photoshop e Illustrator: Blend 3 agora tem suporte nativo para a importação de arquivos do Photoshop e Illustrator. Como parte do processo de importação você pode ver e selecionar layers (camadas) individuais para importar, customizar e reagrupar layers, fazendo com que os elementos do Photoshop/Illustrator retenham seus formatos originais dentro da XAML: incluindo posições dos layers, textos editáveis e configurações de fonte, e conversão do elemento vetor para XAML.
  • Dados de exemplo: Blend 3 adiciona dados de exemplo que podem ser usados no tempo de desenho tornando fácil simular aplicações conectadas a dados e ver como elas ficarão sem ter que acessar dados reais. Você pode gerar dados de exemplo ou importar estes dados de um arquivo XML e tais dados ficarão disponíveis para controles na artboard (pranha de desenho) no tempo de projeto. Você pode customizar os detalhes dos seus dados de exemplo, e você pode facilmente mudar os dados de exemplo usados usando dados reais no tempo de execução.
  • TFS: Blend 3 agora inclui suporte para o Team Foundation Server (TFS) – permitindo que você use controle de código e liste os arquivos dentro dos projetos. Blend compartilha o mesmo formato de solução e projeto do Visual Studio – o que permite o trabalho conjunto entre VS e Blend simultaneamente nos mesmos projetos, permitindo assim edição idêntica entre eles.
  • Outros Aprimoramentos: Melhoramentos adicionais incluindo melhor animação e funções de aceleração, suporte à transformação 3D, efeitos visuais, e um melhor estado visual do gerenciador de desenhos.

Christian Schormann tem um ótimo post em seu blog que descreve a Expression Blend 3 em mais detalhes. 

O lançamento final do Expression Studio 3 (o qual inclui a Blend + Sketchflow, Web, Encoder e produtos de Desenho) será feito dentro de 30 dias. Expression Studio 3 será incluído como parte das assinaturas MSDN Premium e maiores (isto significa que clientes MSDN Premium não precisam pagar nada a mais para ter os produtos Expression Studio). O Expression Studio 3 também estará disponível para compra avulsa por $599 (com descontos disponíveis para upgrades de versões prévias do Expression e/ou produtos concorrentes).

Sumário

O lançamento de hoje é uma atualização maior da nossa família de produtos da Silverlight – e vem somente 9 meses após o lançamento da Silverlight 2.

Você pode aprender mais sobre a Silverlight 3 e as ferramentas que a acompanham nos sites a seguir:

Espero que ajude,

Scott

 

Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.

Published Friday, July 10, 2009 11:35 AM by Leniel Macaferi

Comments

No Comments