RSS feed
Suporte a Múltiplos Monitores (Série de posts sobre VS 2010 e .NET 4.0) - ScottGu's Blog em Português

Suporte a Múltiplos Monitores (Série de posts sobre VS 2010 e .NET 4.0)

Este é o quarto de uma série de posts que estou escrevendo sobre o próximo lançamento do VS 2010 e .NET 4.

O post de hoje discute uma das melhorias gerais da IDE e eu sei que muitas pessoas já estão esperando ansiosamente por esta melhoria no VS 2010 – suporte a múltiplos monitores.

Usando Múltiplos Monitores

O VS 2008 abriga todos os documentos/arquivos/designers dentro de uma única janela de alto-nível (principal) – o que infelizmente significa que você não pode particionar a IDE entre múltiplos monitores.

O VS 2010 corrigi isto agora permitindo que editores, designers e janelas de ferramentas sejam movidas para fora da janela principal e que sejam posicionadas em qualquer lugar que você queira e em qualquer monitor presente no seu sistema. Isto permite a você melhorar significativamente o uso do espaço disponível na tela e otimizar o fluxo de trabalho de desenvolvimento de maneira geral.

Tirar vantagem do suporte a múltiplos monitores é realmente fácil. Simplesmente clique em uma tab de documento ou em uma janela de ferramentas e arraste a mesma para uma nova localização dentro da janela principal da IDE – ou para fora da IDE para qualquer localização em qualquer monitor que você quiser:

Você pode mais tarde arrastar o documento/janela de volta para a janela principal se você quiser reenquadrá-la na janela principal (ou clique com o botão direito do mouse e escolha a opção re-dock).

O Visual Studio relembra a última posição da tela dos documentos quando o mesmo é salvo – o que significa que você pode fechar os projetos e reabrí-los para ter o layout da tela de volta da maneira que estava na última vez que você salvou os projetos.

Alguns cenários para o uso de Múltiplos Monitores

A seguir estão algumas screenshots de alguns cenários possíveis com o uso de múltiplos monitores (obviamente existem muitos mais que eu não estou descrevendo aqui). Suponha que cada janela nas screenshots a seguir está em um monitor diferente para que você tenha uma idéia completa da solução...

Suporte a arquivos de código fonte

Demonstra como arquivos de código podem ser divididos entre múltiplos monitores. A seguir eu mantive um arquivo .aspx na janela principal da IDE e então movi um arquivo de code-behind (código da página) e um arquivo de classe separado para uma tela separada:

Suporte à janela de Ferramentas

Demonstra como qualquer janela/painel de ferramentas dentro do VS10 pode ser dividida entre múltiplos monitores. A seguir eu movi a janela de ferramentas do executor de testes (test runner) para uma tela separada:


Suporte ao Designer:

Demonstra como um designer dentro do VS pode ser dividido entre múltiplos monitores. A seguir eu movi o desinger WYSWIYG da WPF/Silverlight e o grid de propriedades para uma tela separada (o arquivo de code behind ainda está na janela principal). Note como o grid de propriedades do VS10 agora suporta editores de cor alinhados, ligação de dados (databinding), estilos, pincéis, e muito mais coisas para aplicações WPF e Silverlight (Eu escreverei sobre isto em posts futuros):

 

Sumário

Se você trabalha em um sistema que tem múltiplos monitores conectados, eu acho que você vai gostar do suporte a múltiplos monitores dentro do VS10 e que você notará que este suporte dará um gás na sua produtividade.

Se você ainda não tem múltiplos monitores conectados ao seu computador, esta pode ser uma boa desculpa para ter alguns... :-)

Espero que ajude,

Scott

P.S. Além de escrever posts neste blog, eu tenho usado o Twitter mais recentemente para disponibilizar posts rápidos e compartilhar links. Você pode me seguir no Twitter em http://www.twitter.com/scottgu (@scottgu é o meu nome no Twitter).


Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.

Published Tuesday, September 1, 2009 12:37 AM by Leniel Macaferi

Comments

No Comments