RSS feed
Melhorias na janela de diálogo Adicionar Referência (Série de posts sobre VS 2010 e .NET 4.0) - ScottGu's Blog em Português

Melhorias na janela de diálogo Adicionar Referência (Série de posts sobre VS 2010 e .NET 4.0)


[Além do blog, agora estou usando o Twitter para atualizações rápidas e para compartilhar links. Siga-me em: twitter.com/scottgu (@ ScottGu é o meu nome no twitter)]

Este é o décimo segundo de uma série de posts que estou escrevendo sobre o próximo lançamento do VS 2010 e .NET 4. O post de hoje cobre uma pequena, mas agradável mudança que está chegando com o VS 2010 - uma janela de diálogo "Adicionar Referência" que carrega rapidamente.

Janela de diálogo Adicionar Referência no VS 2008

O desempenho lento da janela de diálogo "Adicionar Referência" em versões anteriores do Visual Studio tem sido uma queixa comum que muitos desenvolvedores (incluindo você) têm reclamado.

Versões anteriores do VS abriam a janela de diálogo "Adicionar Referência" na aba ".NET" por padrão - e quando essa tab era carregada, o VS simultaneamente varria o cache de assemblies global (GAC) retornando informações sobre os assemblies do .NET. Em virtude da varredura feita no GAC usar a thread da interface do usuário, a IDE ficava congelada até que a varredura fosse concluída - o que significa que você não podia cancelar a operação, mesmo se você não quisesse utilizar aquela tab.

Como as varreduras feitas no GAC podem na maioria das vezes levar algum tempo (se você tiver muitos assemblies instalados e/ou um disco rígido lento), você pode ter que esperar um bom tempo para a janela de diálogo responder.

Janela de diálogo Adicionar Referência no VS 2010

O lançamento do Beta 2 do VS 2010 introduz algumas alterações bem-vindas ao comportamento da janela de diálogo "Adicionar Referência", que melhora significativamente seu desempenho.

A primeira melhoria é que a janela de diálogo "Adicionar Referência" no VS 2010 agora por padrão abre na tab "Projetos" ao invés da tab .NET. Isto significa que a janela de diálogo sempre carrega rapidamente. Se você quiser configurar uma referência projeto-para-projeto, ou navegar no sistema de arquivos para selecionar um arquivo assembly (DLL), etc, você pode agora selecionar essas tabs imediatamente, sem ter que esperar que algo seja carregado.

imagem

A segunda melhoria é que as tabs .NET e COM agora carregam de forma assíncrona e não bloqueiam a thread da interface do usuário enquanto as suas listas são preenchidas. Isto significa que se você clicar acidentalmente nas tabs você não ficará bloqueado esperando pelo carregamento delas - com o VS 2010, você pode agora clicar em "Cancelar" para fechar a janela de diálogo ou clicar em outra tab.

imagem

Espero que ajude,

Scott


Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.

Published Thursday, October 29, 2009 2:12 AM by Leniel Macaferi

Comments

No Comments