RSS feed
Anunciando NuPack, ASP.NET MVC Beta 3 e WebMatrix Beta 2 - ScottGu's Blog em Português

Anunciando NuPack, ASP.NET MVC Beta 3 e WebMatrix Beta 2


Estou animado em anunciar o lançamento de versões beta de diversos projetos hoje.

Dois desses lançamentos - ASP.NET MVC Beta 3 e WebMatrix Beta 2 - são evoluções dos projetos que apresentamos pela primeira vez neste verão. O terceiro - NuPack - é um novo projeto com o qual estou particularmente animado.

NuPack - Gerenciador de Pacotes Open Source (de Código Aberto) para .NET

NuPack é um gerenciador de pacotes de código fonte aberto e gratuito que facilita encontrar, instalar e usar bibliotecas .NET em seus projetos. Ele funciona com todos os tipos de projetos .NET (incluindo, mas não limitado a, ambos ASP.NET Web Forms e ASP.NET MVC).

O NuPack permite que os desenvolvedores que mantêm projetos de código aberto (por exemplo, projetos como Moq, NHibernate, Ninject, StructureMap, NUnit, Windsor, RhinoMocks, Elmah, etc) empacotem suas bibliotecas e registrem as mesmas em uma galeria online/catálogo que pode ser pesquisado. As ferramentas do NuPack no lado do cliente - que incluem plena integração com o Visual Studio - tornam trivial para qualquer desenvolvedor .NET que quer usar uma dessas bibliotecas encontrar e instalar as mesmas dentro do projeto no qual estão trabalhando.

O NuPack trata o gerenciamento de dependências entre as bibliotecas (por exemplo: library1 depende de library2). Também torna mais fácil atualizar (e, opcionalmente, remover) bibliotecas de seus projetos mais tarde. Ele suporta a atualização de arquivos web.config (se um pacote precisa de definições de configuração). Ele também permite que os pacotes adicionem scripts PowerShell em um projeto (por exemplo: comandos para análise do projeto). Mais importante ainda, NuPack é transparente e limpo - e não instala nada no nível do sistema. Em vez disso, ele é focado em tornar mais fácil o gerenciamento de bibliotecas que você usa em seus projetos.

O NuPack é em si um projeto de código aberto. A Fundação Outercurve (ex-Fundação CodePlex) anunciou hoje a aceitação do projeto NuPack na Galeria Open Source ASP.NET. Os desenvolvedores - tanto de dentro como de fora da Microsoft - contribuirão com novos recursos, correções de bugs e patches para o NuPack.

Nosso objetivo com o NuPack é torná-lo o mais simples possível para integrar bibliotecas de código aberto dentro de projetos .NET. Ele será suportado em todas as versões do Visual Studio. Você pode começar a usar a primeira amostra para desenvolvedores hoje mesmo.

Um Cenário NuPack Simples - Habilitando ELMAH

Como um exemplo simples para mostrar do que o NuPack é capaz - vamos supor que nós estamos trabalhando em uma nova aplicação ASP.NET e queremos usar a popular biblioteca open-source "ELMAH" para registrar e reportar erros no nosso site. Para instalar ELMAH hoje, você necessita fazer o download manualmente, descompactá-lo, adicionar uma referência no seu projeto, certificar-se que as ligações de configuração da biblioteca foram instaladas corretamente e atualizar o arquivo web.config de sua aplicação para incluir as entradas HttpModule da biblioteca. Todos os passos são factíveis - mas um pouco entediante.

Com o NuPack instalado, você pode simplesmente abrir o novo "Package Manager Console" (Console do Gerenciador de Pacotes) que o NuPack traz dentro do VS e digitar "Add-Package elmah" dentro dele:

imagem

Digitando "Add-Package elmah" faz com que o NuPack verifique um feed online para localizar a biblioteca Elmah, faça o download, adicione uma referência no seu projeto atual, e adicione automaticamente as entradas de registro Elmah apropriadas dentro de sua aplicação no arquivo web.config:

imagem

E agora temos Elmah instalada e configurada em nosso projeto e o log para o relatório de erros habilitado. Nenhum passo manual adicional foi necessário para fazer a biblioteca funcionar.

Saiba Mais Sobre o NuPack

Confira os links a seguir (em Inglês) para saber mais sobre o NuPack e alguns dos muitos cenários que ele permite:

.NET e Open Source (Código Aberto)

Nós achamos que o NuPack será um componente fundamental da pilha .NET daqui para frente. Ele encorajará mais desenvolvedores .NET para que estes passem a usar bibliotecas open-source. Ter um gerenciador de pacotes padrão integrado em milhões de cópias do Visual Studio, também irá esperançosamente estimular a criação de mais projetos open source com o .NET.

ASP.NET MVC Beta 3

Hoje nós também estamos lançando uma versão beta da ASP.NET MVC 3. Esta versão é uma atualização significativa da Amostra da ASP.NET MVC 3 que nós lançamos há dois meses, e inclui muitas melhorais no que diz respeito aos recursos disponíveis.

Além dos recursos da ASP.NET MVC 3 introduzidos com a primeira amostra, o beta de hoje inclui:

  • Melhorias para o Razor: A ASP.NET MVC 3 suporta a nova opção de view-engine (motor para Visões) Razor (em Inglês). Além da funcionalidade habilitada com a ASP.NET MVC Preview 3, a versão Beta de hoje acrescenta um monte de recursos adicionais: integração MVC mais limpa - incluindo a habilidade de usar uma sintaxe @model nova para especificar de forma mais limpa o tipo que está sendo passado para a visão. Uma nova sintaxe @helper para declarar métodos de ajuda HTML reutilizáveis (realmente ótimo).  Uma nova sintaxe @* *@ para comentários. A capacidade de especificar padrões (como layoutpage) uma única vez para todo o site - mantendo suas visões DRY.  Suporte para usar Razor com ambas as linguages C# e VB.

  • Novos Métodos de Ajuda para Visões: Novos métodos de ajuda para Visões são agora suportados. Isso inclui um novo método de ajuda Chart() para criar gráficos dinamicamente (mesmos recursos do controle <asp:chart> da ASP.NET 4 - só que agora utilizando métodos de ajuda das Visões), bem como um novo método de ajuda WebGrid() que pode ser usado para criar uma UI com estilo de data-grid (incluindo paginação e ordenação).

  • JavaScript e HTML 5 Não Intrusivos: Os métodos de ajuda AJAX e de Validação na ASP.NET MVC agora usam uma abordagem JavaScript não intrusiva (em Inglês) por padrão. JavaScript não intrusivo evita a adição de JavaScript no código HTML e, ao invés disso permite separação mais clara do comportamento usando a nova convenção de dados do HTML 5 (que, convenientemente, funciona em navegadores mais antigos também). Isso torna seu código HTML menor e mais limpo, e facilita a troca ou personalização de bibliotecas JS. Os métodos de ajuda de validação na ASP.NET MVC 3 agora também utilizam o plugin jQueryValidate por padrão.

  • Injeção de Dependência: A amostra inicial da ASP.NET MVC 3 acrescentou um melhor suporte para Injeção de Dependência (DI) com Controladores, Visões e Filtros de Ação. A versão Beta de hoje estende este suporte com melhorias para a injeção de dependência em Model Binders (Binders do Modelo), Model Validation Providers (Provedores de Validação do Modelo), Model Metadata Providers (Provedores de Metadados do Modelo), e Value Providers (Provedores de Valor). Ela também suporta uma nova interface IDependencyResolver que torna mais fácil integrar frameworks de Injeção de Dependência.

  • Integração NuPack: A ASP.NET MVC 3 instala e habilita automaticamente o gerenciador de pacotes NuPack como parte de sua instalação. Isso torna trivial aproveitar o NuPack para encontrar e adicionar várias extensões e bibliotecas MVC em seus projetos.

  • Outras Coisas Boas: A amostra inicial da ASP.NET MVC 3 adicionou vários métodos de ajuda e classes para tornar a codificação diária melhor. A versão beta de hoje inclui um monte de melhorias adicionais: validação de entrada XSS HTML mais granular, melhorias para os métodos de ajuda HTML para suportar HTML 5, métodos de ajuda de criptografia para salgar e hashear senhas, APIs de e-mail mais fáceis, janela de diálogo "New Project" melhorada, etc.

A ASP.NET MVC beta 3 suporta distribuições "go-live" (entrada em operação) - o que significa que a licença não te restringi na criação e implantação de aplicações quando você utiliza a ASP.NET MVC beta 3.

Saiba Mais Sobre a ASP.NET MVC 3

Confira os links a seguir para aprender mais sobre a ASP.NET MVC Beta 3 (em Inglês):

Download

Clique aqui para fazer o download e instalar a ASP.NET MVC Beta 3 usando o Instalador da Plataforma Web da Microsoft.

Alternativamente, você pode fazer o download e instalar a ASP.NET MVC Beta 3 usando um instalador independente aqui (nota: para a versão beta de hoje você precisa primeiramente instalar o pacote AspNetWebPages.msi a partir dessa página e, em seguida o arquivo AspNetMVC3Setup.exe).

WebMatrix Beta 2

Hoje nós também estamos lançando a WebMatrix Beta 2. Esta versão é uma atualização da amostra da WebMatrix Beta (em Inglês) que nós lançamos neste verão, e inclui uma série de melhorias para seus recursos.

Além dos recursos da WebMatrix introduzidos com a primeira versão beta, o lançamento da versão Beta 2 inclui:

  • Melhorias para Páginas Web: a WebMatrix suporta a construção de páginas Web autônomas da ASP.NET usando a nova sintaxe Razor. Ela inclui as mesmas melhorias de sintaxe (@helper, @* comentário *@, etc) que eu mencionei acima com a ASP.NET MVC 3.  Ela também suporta agora a criação de páginas usando as linguagens VB e C#.

  • Templates (Modelos) Melhorados: a WebMatrix inclui modelos de projetos para cenários comuns. Os modelos de projetos agora usam HTML 5 e CSS 3 (e também funcionam em navegadores antigos). Um novo modelo de projeto do tipo Lista de Desejos foi acrescentado na versão Beta 2.

  • Integração com o NuPack: a WebMatrix proporciona integração com o gerenciador de pacotes NuPack e suporta uma experiência de administração baseada em web para a instalação de bibliotecas em uma aplicação na qual você esteja trabalhando.

  • Suporte a um Kit de Ferramentas: Estamos entregando um kit de ferramentas (que pode ser instalado via NuPack) que fornece ajudantes convenientes que podem ser usados dentro de aplicações ASP.NET. Isso inclui ajudantes para o Analytics, Facebook, GamerCard, Gravatar, LinkShare, Captcha, Twitter e cenários de vídeo.

Download

Clique aqui para fazer o download e instalar a WebMatrix Beta 2.

Resumo

Os lançamentos de hoje evoluem e melhoram a pilha de desenvolvimento Web da Microsoft. Todas as capacidades citadas acima funcionam com o .NET 4 e VS 2010, e não modificam os arquivos existentes que os acompanham (todas elas são aditivas e seguras para instalar em sua máquina). 

Eu estarei escrevendo mais detalhes sobre algumas das melhorias listadas acima nas próximas semanas.

Espero que ajude,

Scott

PS Além do blog, eu também estou agora utilizando o Twitter para atualizações rápidas e para compartilhar links. Siga-me em: twitter.com/ScottGu


Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.
Published Wednesday, October 6, 2010 10:06 AM by Leniel Macaferi

Comments

No Comments