RSS feed
VS 2010 SP1 (Beta) e IIS Express - ScottGu's Blog em Português

VS 2010 SP1 (Beta) e IIS Express


No mês passado nós lançamos (em Inglês) o VS 2010 Service Pack 1 (SP1) Beta. Você pode aprender mais sobre o VS 2010 SP1 Beta a partir dos dois posts de Jason Zander (em Inglês) e a partir do post de Scott Hanselman (em Inglês) que cobre algumas das novas capacidades habilitadas com ele.

Você pode baixar e instalar o VS 2010 SP1 Beta aqui.

IIS Express

Mais cedo neste verão eu escrevi sobre o IIS Express (em Inglês). O IIS Express é uma versão gratuita do IIS 7.5 que é otimizado para cenários de desenvolvimento. Nós achamos que ele combina a facilidade de utilização do Servidor Web da ASP.NET (também conhecido como Cassini) atualmente incorporado no VS com todo o poder do IIS. Especificamente:

  • Ele é leve e fácil para instalar (menos de 5 MB de download e uma instalação rápida)
  • Ele não requer uma conta de administrador para executar/depurar aplicativos do Visual Studio
  • Ele habilita um conjunto completo de recursos de servidor web - incluindo SSL, Reescrita de URL e outros módulos do IIS 7.x.
  • Ele suporta e habilita o mesmo modelo de extensibilidade e configurações do arquivo web.config que o IIS 7.x suporta
  • Ele pode ser instalado lado a lado com o servidor web IIS completo, bem como o ASP.NET Development Server (eles não entram em conflito)
  • Ele funciona no Windows XP e sistemas operacionais mais novos - o que te dá um conjunto completo de recursos de desenvolvimento do IIS 7.x em todas as plataformas do sistema operacional Windows.

O IIS Express (como o Servidor de Desenvolvimento da ASP.NET) pode ser rapidamente iniciado para executar um site a partir de um diretório no disco. Ele não necessita de qualquer registo/etapas de configuração. Isto torna muito fácil lançar e executar cenários de desenvolvimento.

O Visual Studio 2010 SP1 adiciona suporte para o IIS Express - e você pode começar a aproveitá-lo com o lançamento do VS 2010 SP1 do mês passado.

Fazendo o Download e Instalação do IIS Express

O IIS Express não é incluído como parte do VS 2010 SP1 Beta. Em vez disso, é um download separado de aproximadamente 4 MB que você pode baixar e instalar usando este link (ele usa o WebPI para instalá-lo). 

Uma vez que o IIS Express estiver instalado, o VS 2010 SP1 permitirá alguns comandos adicionais do IIS Express e as opções de janela de diálogo que permitirão que você facilmente o utilize.

Habilitando o IIS Express em Projetos Existentes

O Visual Studio hoje usa por padrão o servidor ASP.NET Development Server (Cassini) nativo quando executa Projetos ASP.NET:

imagem

Converter seus projetos existentes para usar o IIS Express é muito fácil. Você pode fazer isso abrindo a janela de diálogo de propriedades do projeto de um projeto existente e, em seguida, clicando na tab "web" dentro da janela e selecionando a opção "Use IIS Expresss" (Usar o IIS Express).

Ou ainda mais simples, simplesmente clique com o botão direito no seu projeto existente, e selecione a opção do menu de contexto "Use IIS Express...":

imagem

E agora, quando você executar ou depurar seu projeto, você verá que o IIS Express agora é iniciado e executado automaticamente como o seu servidor web:

imagem

Você pode, opcionalmente, clicar com o botão direito no ícone do Express IIS na sua bandeja do sistema para ver/navegar por todos os sites e aplicativos que estão sendo executados nele:

imagem

Note que se você quiser voltar a usar o ASP.NET Development Server você pode fazer isso clicando com o botão direito no projeto novamente e, em seguida, selecione a opção "Use Visual Studio Development Server" (ou entre nas propriedades do projeto, e clique na tab web e desmarque o IIS Express). Isto irá reverter para o servidor de desenvolvimento da ASP.NET na próxima vez que você executar o projeto.

Propriedades do IIS Express

O Visual Studio 2010 SP1 expõe várias novas opções de configuração do IIS Express que você não podia previamente definir com o servidor de desenvolvimento da ASP.NET. Algumas destas opções são expostas através do grid de propriedades do seu projeto (selecione o nó do projeto no Solution Explorer e, em seguida, altere as mesmas através da janela de propriedades):

imagem

Por exemplo, permitir algo como o suporte a SSL (o que não é possível com o Servidor de Desenvolvimento ASP.NET) agora pode ser feito simplesmente mudando a propriedade "SSL Enabled" para "True":

imagem

Uma vez feito isso o IIS Express irá expor os dois pontos de acesso HTTP e HTTPS para o projeto que nós podemos usar:

imagem

Certificados Auto-assinados SSL

O IIS Express vem com um certificado SSL auto-assinado que ele instala como parte da instalação - o que elimina a necessidade de você instalar seu próprio certificado SSL para usar durante o desenvolvimento. Uma vez que você mudar o drop-down acima para habilitar SSL, você será capaz de navegar para o seu site com o prefixo de URL https// apropriado e ele irá se conectar via SSL.

Uma ressalva, com certificados auto-assinados, porém, é que os navegadores (como o IE) vão sair de seu caminho usual e te avisarão que eles não são confiáveis:

imagem

Você pode marcar o certificado como confiável para evitar ver páginas iguais a esta - ou apenas mantenha o certificado como não confiável e pressione o botão "continuar" quando o navegador te avisar para não confiar no seu servidor web local.

Configurações Adicionais do IIS

O IIS Express usa seu próprio arquivo ApplicationHost.config por usuário para configurar o comportamento padrão do servidor. Em virtude desta configuração ser feita por usuário, ele pode ser configurado por desenvolvedores que não tem credenciais de administrador - ao contrário do IIS completo. Você pode personalizar todos os recursos e configurações do IIS através deste arquivo se você quiser uma personalização completa do servidor (por exemplo: usar seus próprios certificados SSL ao invés do auto-assinado).

Recomendamos armazenar todas as configurações específicas da aplicação para o IIS e ASP.NET dentro do arquivo web.config que é parte do seu projeto - já que isso torna a implantação/instalação das aplicações mais fácil (porque as configurações podem ser copiadas juntamente com o conteúdo da aplicação). O IIS (desde o IIS 7) não mais utiliza a metabase, e em vez disso usa os mesmos arquivos de configuração web.config que a ASP.NET sempre suportou - o que torna implantações/instalação baseadas em xcopy/ftp muito mais fáceis.

Tornando o IIS Expresse seu Web Server Padrão

Acima nós vimos como podemos converter os sites existentes que usam o ASP.NET Developer Web Server para que passem a usar o IIS Express. 

Você pode configurar o Visual Studio para usar o IIS Express como o servidor web padrão para todos os novos projetos, clicando no menu Tools->Options (Ferramentas->Opções) e abrindo o nó Projects and Solutions->Web Projects (Projetos e Soluções->Projetos Web) com a janela de diálogo Options:

imagem

Clicando na opção "Use IIS Express for new file-based web sites and projects" (Usar o IIS Express para novos web sites e projetos baseados em arquivo) fará com que o Visual Studio use o IIS Express para todos os sites e projetos novos.

Resumo

Nós achamos que o IIS Express torna ainda mais fácil construir, executar e testar aplicações web. Ele funciona com todas as versões da ASP.NET e suporta todos os tipos de aplicações ASP.NET (incluindo, obviamente, ASP.NET Web Forms e aplicações ASP.NET MVC).  Como o IIS Express é baseado na base de código do IIS 7.5, você tem um conjuntos de recursos de servidor web completo que você pode usar. Isto significa que você pode construir e executar seus aplicativos da mesma maneira que eles funcionarriam em um servidor web de produção do mundo real. Além de dar suporte para a ASP.NET, o IIS Express também oferece suporte para a ASP clássica e outros tipos de arquivos e extensões suportadas pelo IIS - o que também o torna ideal para sites que combinam uma variedade de tecnologias diferentes.

O melhor de tudo - você não precisa alterar qualquer código para tirar proveito dele. Como você pode ver acima, a atualização de projetos web existentes do Visual Studio para usá-lo é trivial. Você pode começar a tirar proveito do IIS Express hoje usando o VS 2010 SP1 Beta.

Espero que ajude,

Scott

 

Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.

Published Tuesday, January 04, 2011 12:56 AM by Leniel Macaferi
Filed under: , , ,

Comments

# Visual Studio 2010 Service Pack 1 (VS 2010 SP1) e SQL Compact Edition (SQL CE)

Saturday, February 05, 2011 7:27 PM by ScottGu's Blog em Português

Mês passado, nós lançamos (em Inglês) a versão Beta do VS 2010 Service Pack 1 (SP1). Você pode aprender

# re: VS 2010 SP1 (Beta) e IIS Express

Monday, March 14, 2011 11:32 PM by Altieri Pereira

Estou testando o IIS Express a algum tempo, realmente é muito interessante para ambientes de desenvolvimento ...! Vlw ScottGu's.

# Visual Studio 2010 SP1

Wednesday, March 16, 2011 4:03 PM by ScottGu's Blog em Português

Semana passada nós lançamos o Service Pack 1 do Visual Studio 2010 e o Visual Studio Express Tools (Ferramentas

Leave a Comment

(required) 
(required) 
(optional)
(required)