RSS feed
Introdução à plataforma Windows Azure - ScottGu's Blog em Português

Introdução à plataforma Windows Azure


Este é o segundo post de uma série de posts que estou escrevendo sobre a Windows Azure - que é a plataforma de Cloud Computing/Computação em Nuvem da Microsoft.

No post de hoje vou abordar como se inscrever e como começar a usar a Windows Azure através de uma oferta de teste com 3 meses gratuitos (sem obrigações). Esta versão de avaliação gratuita não custa nada e não te obriga a comprar qualquer coisa no final do período de teste. Ela fornece uma maneira fácil para você experimentar e começar a usar a Windows Azure.

O Webiste da Windows Azure

O website http://www.windowsazure.com (em Inglês) fornece tudo o que você precisa para começar a usar a Windows Azure - incluindo conteúdo com visão geral sobre a plataforma, tutoriais e documentação para os desenvolvedores, gerenciamento de contas, e mais:

imagem

Na homepage www.windowsazure.com, bem como no canto superior direito de cada página do site, existe um link "free trial" (avaliação gratuita). Ao clicar neste link, você será levado para uma página de inscrição que permite que você rapidamente registre uma nova conta e comece a usar a Windows Azure:

imagem

O teste gratuito fornece tudo que você precisa para começar com a Windows Azure.

Oferta de Teste com Três Meses Grátis

Recentemente renovamos nossa oferta de teste gratuito da Windows Azure para tornar o registro mais fácil, garantindo que ele seja sempre livre de riscos/compromissos, e ao mesmo tempo oferecendo mais serviços com o mesmo. Você pode clicar no botão "Sign up now" (Inscreva-se agora) mostrado acima para se registrar e ter uma assinatura ativa da Windows Azure pronta para uso em menos de 2 minutos.

O que o Teste Gratuito Fornece?

A oferta de teste gratuito permite que você construa e execute aplicações na Windows Azure sem qualquer custo (e sem obrigação de comprar ou pagar alguma coisa no final do período de teste de três meses grátis). Ela inclui uma série serviços de computação, banco de dados e armazenamento que você pode usar para construir suas aplicações. Alguns dos recursos incluem:

imagem

Falarei mais sobre o que significa "750 horas de computação por mês" em um post futuro - mas, essencialmente, isso significa que você tem horas suficientes para executar continuamente em um servidor virtual uma aplicação que você constuir - servidor dedicado e isolado somente para você - na Windows Azure a cada mês (há 744 horas em um mês com 31 dias: 24 horas x 31 dias = 744).

O período de teste também inclui um banco de dados SQL Azure de 1GB que você pode usar para armazenar dados. O banco de dados SQL Azure roda em servidores dedicados que gerenciamos e agrupamos em cluster (para alta disponibilidade e escalabilidade). Isto significa que você não precisa se preocupar em instalar, gerenciar ou executar o seu próprio servidor de banco de dados (o que torna a vida mais fácil). O período de teste também inclui 20 GB de armazenamento de alta disponibilidade que você pode usar para armazenar blobs, filas e tabelas não-relacionais.

O que é Necessário para Aderir ao Período de Teste Gratuito?

Quando você clicar no botão "Sign up Now" na página de teste gratuíto você vai passar por um assistente de inscrição que irá pedir que você forneça três coisas:

  • A conta do Windows LiveID que você deseja usar para se registrar e gerenciar sua conta
  • Um número de telefone celular, para onde podemos enviar (via SMS) um código de verificação para que você digite
  • Um cartão de crédito

Usamos os dois últimos itens para provar a identidade. O cartão de crédito não é cobrado, e durante o período de teste gratuito, você terá um limite de gastos definido em $0. 

Grátis e Sem Risco

Limite de gastos é uma nova funcionalidade que adicionamos na Windows Azure no mês passado, e garante que você nunca tenha que se preocupar caso você acidentalmente extrapole os limites dos recursos incluídos em uma oferta gratuita, evitando assim que você seja cobrado por isso. Se você acaba criando uma aplicação que esgota os montantes mensais incluídos no período de teste gratuito antes do fim do mês, e você tem um limite de gastos definido em $0, então vamos por padrão desativar a aplicação durante o restante do mês (deixando os seus dados em modo read-only/somente leitura) até o início do próximo mês. Isso garante que você nunca seja cobrado durante o período de teste gratuito.

Opcionalmente, você pode desativar o recurso de limite de gastos se você quiser ir além do que o teste gratuito oferece (pagando por recursos adicionais em cima do que é fornecido pelo teste gratuito) - mas por padrão o limite de gastos está ativado (e definido em $0) quando você se inscrever para um período de teste gratuito para garantir que você nunca inadvertidamente seja cobrado por nada. Isso fornece uma maneira sem-riscos para que você possa avaliar a plataforma Windows Azure. Você pode aprender mais sobre o recurso de limite de gastos aqui.

Verificando o Uso dos Recursos

Você pode verificar facilmente os recursos que você usou na Windows Azure, clicando na aba "Account" (Conta) no website www.windowsazure.com. Este é outro novo recurso que acrescentamos na Windows Azure no mês passado, e permite que os clientes (que usam o período gratuito e os que pagam) vejam facilmente quais recursos eles usaram e quanto eles terão que pagar pelos mesmos. Você pode baixar os dados de uso usando um arquivo de dados CSV (que pode ser aberto no Excel ou outras ferramentas), ou você pode visualizar os dados de uso dentro do navegador:

imagem

Você também pode usar a aba Account para facilmente mudar os métodos de pagamento (para configurar um novo cartão de crédito ou mudar para cobrança feita através de fatura), criar novas assinaturas, bem como, opcionalmente, cancelar assinaturas. 

E se você não quiser usar a Windows Azure no final do período de testes?

Não há obrigação de usar a Windows Azure (nem de comprar qualquer coisa) no final do período de três meses gratuitos. Portanto, se no final do período de teste você não estiver pronto para comprar qualquer coisa (ou se apenas quiser adiar por mais alguns meses), não há obrigação de pagar nada. Em qualquer ponto durante o período de uso gratuito, você também pode clicar na aba "Account" no site www.windowsazure.com e cancelar a sua assinatura explicitamente.

Sumário

O post acima explica como você pode rapidamente criar uma conta na Windows Azure. É um processo fácil - e leva menos de 2 minutos para ser concluído. Uma vez que você se inscreveu, você pode criar e distribuir aplicações de alta escalabilidade na nuvem. Em posts futuros veremos os passos para fazer isso. Veremos também alguns dos recursos e opções interessantes que a Windows Azure fornece a você.

Espero que ajude,

Scott

P.S. Além do blog, eu uso o Twitter para disponibilizar posts rápidos e para compartilhar links. Meu apelido no Twitter é: @scottgu


Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.

Published Thursday, January 19, 2012 8:24 PM by Leniel Macaferi

Comments

No Comments