RSS feed
Entity Framework e Open Source (Código Aberto) - ScottGu's Blog em Português

Entity Framework e Open Source (Código Aberto)


O Entity Framework avançou significativamente ao longo dos últimos anos. Há pouco mais de um ano atrás nós lançamos o EF 4.1 (em Inglês), que introduziu a nova API DbContext e o suporte para a abordagem de desenvolvimento "Code First". No início deste ano entregamos o EF 4.3 (em Inglês), que fornece suporte para Migração de código Code First ( o qual permite aos desenvolvedores facilmente evoluir o esquema do banco de dados de uma forma otimizada para código. Estamos agora nos estágios finais do trabalho para o lançamento do EF 5 (em Inglês), o qual adiciona suporte a enum, tipos de dados espaciais, table-valued function (TVF) e algumas melhorias significativas no tocante ao desempenho e às ferramentas do Visual Studio.

Uma das coisas que o time tem feito ao longo dos ciclos de desenvolvimento do EF4 e EF5 tem sido envolver a comunidade o mais cedo possível enquanto tomamos decisões referentes à arquitetura do projeto e solicitamos a maior quantidade de feedback possível. Mais adiante com o EF 6 vamos levar essa atitude para o próximo nível, movendo para um modelo de desenvolvimento aberto.

O código fonte do Entity Framework está sendo lançado hoje sob uma licença open source [ licença de código aberto (Apache 2.0) ], e o repositório de código está agora hospedado no CodePlex (usando Git) para aumentar ainda mais a transparência do desenvolvimento. Isto permitirá que todos da comunidade possam participar e fornecer feedback nos checkins de código, correções de bugs, desenvolvimento de novos recursos. Será possível também construir e testar o produto diariamente usando a versão mais atualizada do código-fonte e dos testes. As contribuições da comunidade também serão bem-vindas. Assim você pode ajudar a dar forma e construir o Entity Framework em um produto ainda melhor. Você pode encontrar todos os detalhes no site do Entity Framework no CodePlex (em Inglês).

Dezembro passado, os SDKs da Windows Azure adotaram este modelo de desenvolvimento aberto e, em Março deste ano eu escrevi para comunicar que a ASP.NET MVC, ASP.NET Web API e o ASP.NET Razor também estavam adotando essa abordagem. Todos estes produtos encontraram na abordagem de desenvolvimento aberto uma ótima maneira de construir um ciclo de feedback mais estreito com a comunidade, e no final do dia isso proporciona entregar produtos ainda melhores.

Mesmo Suporte, Mesmos Desenvolvedores, Mais Investimento

Muito importante - a Microsoft continuará a lançar versões oficiais do Entity Framework como um produto da Microsoft oferecendo total suporte tanto em uma versão standalone (independente), bem como parte do Visual Studio (da maneira como é feito hoje). O EF continuará a ser desenvolvido pelos mesmos desenvolvedores da Microsoft que o constroem hoje, e terá suporte através dos mesmos mecanismos de suporte da Microsoft. Nosso objetivo com o anúncio de hoje é aumentar o ciclo de feedback do desenvolvimento ainda mais, para nos permitir entregar um produto ainda melhor.

A equipe está muito animada para mudar para esta abordagem de desenvolvimento mais aberta. Você verá algumas novas funcionalidades empolgantes sendo adicionadas à base de código em breve.

Saiba Mais

Vá no site do Entity Framework no Codeplex (em Inglês) para saber mais detalhes e para se envolver. Confira também a página com o roteiro do EF 6 (em Inglês) no CodePlex para obter mais detalhes sobre os recursos que chegarão com o próximo grande lançamento. E leia sobre o novo Microsoft Open Tech Hub (em Inglês) e algumas das mudanças no processo que estamos fazendo para ajudar a viabilizar esta e outras colaborações com a comunidade open source.

Espero que ajude,

- Scott

P.S. Além do blog, eu uso o Twitter para disponibilizar posts rápidos e para compartilhar links. Meu nome no Twitter é: @scottgu


Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.

Published Thursday, July 19, 2012 10:55 AM by Leniel Macaferi

Comments

No Comments