RSS feed
Windows Azure e Office 365 - ScottGu's Blog em Português

Windows Azure e Office 365


A versão beta do Microsoft Office 365 e do SharePoint lançada semana passada introduziu várias e ótimas melhorias, incluindo muitas melhorias para os desenvolvedores. Agora os desenvolvedores podem estender o SharePoint através da criação de aplicações web usando ASP.NET (tanto ASP.NET Web Forms quanto ASP.NET MVC), bem como estender o SharePoint criando fluxos de trabalho (workflows) personalizados usando o novo Workflow Framework incluído no .NET 4.5.

Ainda melhor que isso, as aplicações web e workflows que os desenvolvedores criarem para estender o SharePoint podem agora ser hospedados na Windows Azure. Estamos entregando suporte de ponta a ponta entre o Office 365 e a Windows Azure que torna super fácil e seguro empacotar e implantar/instalar essas soluções.

imagem. 

Desenvolvendo Web Sites da Windows Azure Integrados com o Office 365

No mês passado, lançamos uma grande atualização para a Windows Azure. Um dos novos serviços introduzidos com este último lançamento foi a capacidade que chamamos de Web Sites da Windows Azure - que permitem que os desenvolvedores rapidamente e facilmente instalem aplicações web na Windows Azure. Com o novo Office 365 e SharePoint Server 2013 lançados semana passada, os desenvolvedores agora podem criar aplicações para o Office e para o SharePoint hospedando as mesmas na Windows Azure.

Agora você pode usar qualquer versão da ASP.NET (incluindo ASP.NET Web Forms, ASP.NET MVC e ASP.NET Web Pages) para criar aplicações para o SharePoint, autenticando e integrando as mesmas com o Office 365 usando OAuth 2 e Windows Azure Active Directory. Isso permite que você possa criar/ler/atualizar os dados armazenados no SharePoint através de uma maneira segura, fazendo a integração com os ricos repositórios de dados e documentos no Office 365.

Além de permitir que os desenvolvedores façam a hospedagem dessas aplicações web por conta própria na Windows Azure, a nova versão do Office 365 e do SharePoint agora também permitem que os desenvolvedores empacotem e façam upload de aplicações web personalizadas para o Office 365. Os usuários finais podem então navegar por estas aplicações dentro da nova loja do Office e do SharePoint disponível dentro do Office 365 onde eles poderão optar por instalá-las em suas soluções do SharePoint. Isso fará com que o Office 365 forneça e implante/instale automaticamente uma cópia da aplicação como um Web Site da Windows Azure, e o Office 365 irá gerenciar esta aplicação em nome do cliente final que a instalou. Isso fornece uma maneira muito atraente para que os desenvolvedores criem e distribuam aplicações web personalizadas que estendem as funcionalidades do SharePoint para os clientes e, opcionalmente, podem monetizar estas soluções através da loja. 

Você pode aprender mais sobre como construir essas soluções, bem como o novo modelo de app da nuvem para o Office e SharePoint e aqui (em Inglês) e mais sobre como criar aplicações para o SharePoint aqui (em Inglês).

Desenvolvendo Windows Azure Workflows Integrados com o Office 365

A nova versão do SharePoint agora também permite que os desenvolvedores executem workflows do .NET 4.5 personalizados em resposta às ações executadas no SharePoint (por exemplo: um usuário final fazendo o upload de um documento, ou modificando itens dentro de uma lista do SharePoint). A introdução dos Workflows do .NET 4.5 permitem a criação de workflows do SharePoint que são mais:

  • expressivos: através da introdução de estágios e loops de repetição, tirando vantagem dos workflows em forma de fluxogramas presentes no .NET 4.5.
  • conectados: suportando a capacidade de chamar web services REST e OData, bem como endpoints de uma ASP.NET Web API.
  • ilimitados: permitindo executar workflows fora do servidor do SharePoint em um host de workflows robusto, escalável e consistente.

Com versão Preview deste mês do Office 365, os desenvolvedores podem agora facilmente criar e fazer o upload de workflows para suas soluções SharePoint. O Office 365 agora usa o novo serviço Windows Azure Workflow para automaticamente executar estes workflows dentro da Windows Azure. Os desenvolvedores e os clientes do Office 365 não precisam configurar nada dentro da Windows Azure para ativar esse suporte (nem sequer precisam ter uma conta da Windows Azure) - porque a integração de ponta a ponta é fornecida automaticamente pelo Office 365 e Windows Azure.

Você pode criar esses workflows usando o Office SharePoint Designer ou pode criá-los dentro do Visual Studio 2012. No Office SharePoint Designer, os usuários serão capazes de construir workflows do .NET 4.5 através de um designer visual:

imagem.

Ou dentro de uma visão de texto (semelhante ao Assistente (Wizard) de Regras do Outlook):

imagem.

Os desenvolvedores podem usar o novo designer de Workflows e as novas Ferramentas de Trabalho do Office dentro do Visual Studio 2012:

imagem.

O suporte a workflows fornece uma maneira muito fácil para personalizar o comportamento das ações dentro do SharePoint visando executar essa lógica personalizada dentro da Windows Azure. Tudo isso pode ser feito sem que o desenvolvedor ou profissional de TI que customiza o SharePoint tenha a necessidade de instalar qualquer aplicação (nem sequer é necessário se inscrever para uma conta da Windows Azure - o Office 365 cuida de tudo isso). Como os fluxos de trabalho podem agora também fazer chamadas REST e OData assíncronas dentro de um workflow, agora também se torna muito fácil criar workflows que chamam funcionalidades personalizadas e serviços que você pode ter em execução na Windows Azure (por exemplo: um serviço escrito usando a ASP.NET Web API) possibilitando a integração desses dados ou lógica de negócios com sua solução SharePoint.

Resumo

As atualizações deste verão da Windows Azure e do Office 365 oferecem uma riqueza de novos recursos para a computação na nuvem. Você pode usar cada um desses serviços de forma independente, ou pode agora aproveitá-los em conjunto para desenvolver soluções de ponta a ponta ainda mais atraentes. Visite o Centro de Desenvolvimento para o Office (em Inglês) para aprender mais e comece a desenvolver hoje mesmo.

Espero que ajude,

- Scott

P.S. Além do blog, eu uso o Twitter para disponibilizar posts rápidos e para compartilhar links. Meu nome no Twitter é: @scottgu


Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.

Published Thursday, July 26, 2012 5:21 PM by Leniel Macaferi

Comments

No Comments