ASP.NET MVC 4 Beta


Alguns dias atrás nós lançamos a ASP.NET MVC 4 Beta. Este é um lançamento significante que traz com ele um monte de novos e ótimos recursos e capacidades.

A ASP.NET MVC Beta 4 funciona com o VS 2010 e com o .NET 4.0, e é compatível para rodar lado a lado com as versões anteriores da ASP.NET MVC (o que significa que você pode instalá-la com segurança sem se preocupar com o impacto que ela possa causar a suas aplicações existentes construídas com versões anteriores). Ela suporta uma licença "go-live" (para por em produção) que te permite construir e distribuir aplicações em ambientes de produção. Clique aqui para fazer o download e instalá-la.

A ASP.NET MVC 4 Beta também estará integrada no próximo VS11 / .NET 4.5 Beta que está chegando em breve. A versão beta desta semana não funciona com a versão prévia do VS11 que foi lançada em Setembro passado - se você estiver usando o VS11 Developer Preview (ou se tiver o mesmo instalado), você vai querer esperar até que a versão beta do VS 11 seja liberada antes de experimentar as novas funcionalidades da ASP.NET MVC 4 Beta.

Recursos da ASP.NET MVC 4

A ASP.NET MVC 4 Beta inclui um conjunto de novos e ótimos recursos e capacidades. Alguns dos destaques incluem:

  • Agregação e Minificação - A ASP.NET MVC 4 inclui o novo suporte para Combinação e Minificação de arquivos JavaScript e CSS que também estamos adicionando na ASP.NET 4.5. Esses recursos permitem que você construa aplicações web que são carregadas mais rapidamente tornando-as mais responsivas para os usuários, minimizando o número e tamanho das solicitações HTTP que as suas páginas fazem. Incluídos na MVC 4 beta estão novos métodos de ajuda para "cache bursting" que permitem um fácil cacheamento de proxy para arquivos empacotados (com invalidação automática se você alterar o arquivo CSS ou JavaScript que está presente no cache). Você pode aprender mais sobre combinação e minificação de arquivos a partir do meu post anterior sobre o assunto.
  • Migrações de Banco de Dados - A ASP.NET MVC 4 inclui o novo lançamento do Entity Framework 4.3, o qual inclui vários e ótimos recursos (em Inglês). Um dos recursos mais ansiosamente aguardados que o EF 4.3 oferece é o suporte à migração de banco de dados. Este recurso permite que você facilmente evolua o esquema do seu banco de dados usando um abordagem de migração focada em código - e ao fazê-la, você pode preservar os dados que estão presentes dentro do seu banco de dados. Eu vou escrever mais sobre isso no futuro - você também pode ver uma explicação sobre as migrações de banco de dados neste tutorial (em Inglês).
  • Web API - A ASP.NET MVC 4 inclui um novo e fantástico suporte para a criação de "Web APIs". Isso permite que você facilmente crie serviços HTTP e APIs que podem ser programaticamente chamadas a partir de uma ampla gama de clientes (variando desde browsers que usam JavaScript até aplicações nativas em qualquer plataforma móvel/desktop). O novo suporte a Web APIs também fornece uma plataforma ideal para a construção de serviços RESTful. Eu escreverei muito mais sobre este suporte em breve - é muito legal, e abre um monte de novos caminhos e oportunidades.
  • Web Móvel - A ASP.NET MVC 4 inclui um novo suporte para construção de aplicações web móveis e web sites móveis, e torna muito mais fácil construir experiências que são otimizadas para as telas de celulares/smartphones e tablets. Este suporte inclui jQuery Mobile, e inclui um novo suporte para personalizar os modelos de visão que são usados ​​dependendo do tipo de dispositivo que está acessando a aplicação.
  • Melhorias para o Razor - A ASP.NET MVC 4 inclui a segunda versão [ V2 ] do nosso motor de visões Razor. O Razor V2 inclui um conjunto de melhorias suculentas que permitem que você torne seus modelos de visão ainda mais limpos e concisos - incluindo melhor suporte para resolver referências de URL e seletivamente renderizar atributos HTML.
  • Suporte Async e WebSockets - Você será capaz de tirar vantagem de algumas capacidades adicionais da linguagem de programação e do motor de execução ao usar a ASP.NET MVC 4 com o .NET 4.5 e VS 11. O suporte Async (assíncrono) é uma das grandes vantagens, e o suporte do motor de execução da ASP.NET MVC para este recurso combinado com as novas capacidades async da linguagem C# / VB (que são super elegantes e limpas) permitirão que você escreva aplicações extremamente escaláveis. Você também será capaz de aproveitar o novo suporte para WebSocket integrado no .NET 4.5 para construir aplicações com uma comunicação browser/servidor ainda mais rica.

Vou escrever muito mais sobre os recursos citados acima nas próximas semanas e meses. Este vai ser um lançamento emocionante. Há muita coisa que te tornará muito mais produtivo (Combinação/Minificação de arquivos JavaScript e CSS, Migrações de Bancos de Dados, Razor V2), o que te permitirá construir aplicações web e experiências para o usuário muito mais ricas com (Web API, Web Móvel, WebSockets).

Aprendendo mais sobre a ASP.NET MVC 4

Eu dei uma palestra técnica sobre a nova ASP.NET MVC 4 Beta (em Inglês) nos eventos TechReady na Bélgica e Holanda na semana passada. Ela fornece uma boa visão geral que você pode usar para se inteirar rapidamente sobre o lançamento.

Você pode assistir ou baixar um vídeo da palestra gratuitamente via Channel9 (em Inglês):

fixas.

Você também pode fazer o download dos meus slides (em Inglês). Sinta-se livre para reusá-los como quiser.

Sumário

Eu estou realmente animado com os próximos lançamentos da ASP.NET que temos para fazer este ano. A ASP.NET 4.5 e ASP.NET MVC 4 entregarão uma tonelada de novos recursos e melhorias, e as atualizações das ferramentas que chegarão com o VS 11 e WebMatrix tornarão a experiência do desenvolvedor incrível.

Escreverei muito mais o sobre estes recursos nas próximas semanas e meses.

Espero que ajude,

Scott

P.S. Além do blog, eu uso o Twitter para disponibilizar posts rápidos e para compartilhar links. Meu apelido no Twitter é: @scottgu


Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.

No Comments