Controles Nativos para Gráficos (Série de posts sobre VS 2010 e .NET 4.0)


[PS Além do blog, eu também estou agora utilizando o Twitter para atualizações rápidas e para compartilhar links.Siga-me em: twitter.com/scottgu]

Este é o décimo quinto post de uma série de posts que estou escrevendo sobre o próximo lançamento do VS 2010 e .NET 4.  O post de hoje abrange uma boa adição à ASP.NET e aos Windows Forms (Formulários Windows) com o .NET 4 - que é o suporte nativo a controle de gráficos.

Controles para Gráficos da ASP.NET e dos Windows Forms

Há pouco mais de 14 meses atrás eu escrevi sobre como a Microsoft estava disponibilizando o download gratuito de controles para gráficos tanto para a ASP.NET 3.5 como para Windows Forms 3.5.

Você pode fazer o download e usar esses controles de tempo de execução de maneira gratuita dentro de suas aplicações web e cliente. Você também pode fazer o download das ferramentas de suporte do VS 2008 para os controles. Este controles fornecem um rico conjunto de recursos gráficos que são fáceis de usar. Para você ter uma noção de tudo o que pode ser feito com eles, eu recomendo o download dos projetos de exemplo da ASP.NET e dos Windows Forms que fornecem mais de 200 amostras dentro deles. A seguir é mostrado um screenshot de algumas amostras de gráficos de pizza e de rosca a partir do exemplo de uma aplicação ASP.NET:

 

Controles para Gráficos agora incorporados no .NET 4

Com o .NET 3.5 você teve que fazer o download dos controles para gráficos separadamente para adicioná-los em sua aplicação. Com o .NET 4 estes controles são incorporados na ASP.NET 4 e Windows Forms 4 - o que significa que você pode imediatamente tirar vantagem deles logo de início (sem download separado e sem ter que registrar os controles obrigatoriamente).

Dentro de aplicações da ASP.NET 4 você verá que existe agora um novo controle nativo <asp:chart> dentro da tab "Data" na caixa de ferramentas:

 

Você pode usar este controle sem ter que registrar ou ligar qualquer configuração. Toda a configuração do controle de gráfico agora é pré-registrada com a ASP.NET 4 (o que significa que nada precisa ser adicionado ao arquivo web.config de uma aplicação para que o controle funcione). Isto lhe permite manter os arquivos web.config muito mais limpos e minimalistas.

Aprendendo mais sobre o controle <asp:chart>

Scott Mitchell escreveu uma ótima série de artigos no site www.4guysfromrolla.com sobre como tirar proveito do controle <asp:chart>:

  1. Primeiros Passos - mostra como começar a usar os controles de gráfico, a partir de requisitos de versão até o download e instalação dos controles de gráfico, para exibir um gráfico simples em uma página ASP.NET.
  2. Plotando Dados no Gráfico - analisa a multiplicidade de formas pelas quais os dados podem ser plotados em um gráfico, desde de ligação de dados dinâmica até a adição manual dos pontos de dados um a um.
  3. Renderizando o Gráfico - os controles de gráfico oferecem uma variedade de maneiras para tornar os dados do gráfico em uma imagem. Este artigo explora estas opções.
  4. Classificando e Filtrando os Dados do Gráfico - este artigo mostra como programaticamente classificar e filtrar os dados do gráfico antes de mostrá-los.
  5. Gerando Imagens a partir de Gráficos Programaticamente - aprenda a gerar e alterar programaticamente o arquivo de imagem do gráfico.
  6. Criando Relatórios Drill Down (Expansíveis) - veja como construir relatórios expansíveis usando o controle de gráfico.
  7. Adicionando Fórmulas Estatísticas - aprenda a adicionar fórmulas estatísticas, como média, mediana, variância, e previsões nos seus gráficos.
  8. Melhorando os Gráficos com Ajax - mostra como melhorar a experiência do usuário com gráficos dinâmicos e interativos usando Ajax.
  9. Serializando os Dados do Gráfico - veja como persistir os dados e a aparência de um gráfico em um armazenamento persistente.

Seus artigos são escritos usando .NET 3.5 e o download separado dos controles para gráficos da ASP.NET - mas todos os conceitos e a sintaxe de trabalho funcionam exatamente da mesma forma com a ASP.NET 4.

Michael Ceranski também escreveu um post em seu blog demonstrando como usar o controle de gráfico da ASP.NET dentro de uma aplicação ASP.NET MVC. Eu espero que alguém crie o mais breve possível métodos de ajuda legais do tipo ASP.NET MVC Html.Chart(), os quais tornarão o trabalho ainda mais fácil no futuro.

Espero que ajude,

Scott


Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.

No Comments