Dica/Truque: Usando Comentários no Lado do Servidor com ASP.NET 2.0


 

Problema

 

Você está escrevendo código em uma página ASP.NET, e está tentando isolar um problema dentro da página. Você tem algum código html/controle/marcação existente que está sendo usado na página, e você quer temporariamente comentá-lo enquanto você corrige o problema.

 

Solução

 

A ASP.NET suporta um recurso pouco conhecido chamado "comentários server-side" (comentários do servidor) que você pode usar para desativar completamente o código/controle/html dentro de uma página. Comentários do servidor na ASP.NET são delimitados usando a sintaxe <%-- --%>. Por exemplo:

 

        <%--

            HTML/CÓDIGO/MARCAÇÃO comentada. Qualquer coisa dentro

            deste bloco não será analisada/manipulada pela ASP.NET.

       

            <asp:Calendar runat="server"> </asp:Calendar>  

 

            <%# Eval("SomeProperty") %>      

        --%>

 

Uma pergunta comum que as pessoas fazem é: qual é a diferença entre usar comentários HTML client-side (no lado do cliente) e comentários no lado do servidor. A principal diferença é que com os comentários no lado do cliente, o navegador é que ignora o conteúdo dentro dos blocos de comentário.  Código/controles dentro dos comentários no lado do cliente continuarão a ser executados no servidor e enviados para o navegador. Como tal, se houver um erro no servidor causado dentro dos comentários, isso bloqueará a execução da página.

 

Com os comentários no lado do servidor, o compilador da ASP.NET ignora tudo dentro desses blocos no tempo de análise/compilação, e remove o conteúdo completamente quando faz a montagem da página (como se o conteúdo não estivesse lá realmente). Consequentemente, os erros causados por controles mal-formados ou problemas com o código ou expressões de vinculação de dados dentro dos comentários serão ignorados. A página também não perde desempenho com controles/código dentro dos comentários no lado do servidor. É como se não houvesse nenhum controle/código na página (não há sobrecarga de desempenho no tempo de execução).

 

Uma dica/truque para se tirar proveito no editor de código HTML dentro do Visual Web Developer (gratuito) e VS 2005 é o recurso automático para comentar/descomentar que eles suportam. Você pode usar este recurso selecionando algum código dentro de uma página .aspx e, clicando em seguida no botão "comment" (comentar) que está presente na HTML Source Editor Toolbar (Barra de Ferramentas do Editor de Código HTML):

 

 

Isso irá envolver automaticamente o conteúdo selecionado com um bloco <%-- --%>. Você pode igualmente mover o cursor dentro do bloco e clicar no comando descomentar para remover o comentário. Atalhos de teclado são também automaticamente ativados para que se possa fazer isso exclusivamente com o teclado. A combinação de teclas exatas dependerá do perfil do VS que você configurou - mas no meu sistema é "Ctrl+K, Ctrl-C" para comentar um bloco e "Ctrl+K, Ctrl+U" para descomentar um bloco.

 

Note que este comando para comentar/descomentar no VS funciona não apenas com código HTML - mas também dentro de arquivos de código VB/C#. Ele oferece uma maneira fácil e consistente para comentar funcionalidades em todos os lugares dentro do seu projeto.

 

Espero que ajude,

 

Scott

 

Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.

No Comments