Fixando Projetos e Soluções com o Visual Studio 2010


Este é o vigésimo quarto de uma série de posts que estou escrevendo sobre o próximo lançamento do VS 2010 e .NET 4.

O post de hoje abrange um bem pequeno, mas ainda útil, recurso do VS 2010 - a capacidade de "fixar" projetos e soluções na barra de tarefas do Windows 7, e também na página inicial do VS 2010. Isto torna mais fácil encontrar e abrir projetos rapidamente no IDE (ambiente integrado de desenvolvimento).

[Além do blog, eu também estou agora utilizando o Twitter para atualizações rápidas e para compartilhar links. Siga-me em: twitter.com/scottgu]

Lista de Atalhos do VS 2010 na Barra de Tarefas do Windows 7

O Windows 7 adicionou suporte para a customização da barra de tarefas na parte inferior da sua tela. Você pode "fixar" e re-organizar os ícones de seus aplicativos na barra de tarefas da maneira que você quiser.

A maior parte dos desenvolvedores que usam o Visual Studio 2010 no Windows 7 provavelmente já sabem que eles podem "fixar" o ícone do Visual Studio na barra de tarefas do Windows 7 - fazendo com que este fique sempre presente. O que você talvez ainda não tenha descoberto, porém, é que o Visual Studio 2010 também expõe uma "lista de atalhos" na barra de tarefas que você pode usar para rapidamente localizar e carregar seus projetos mais utilizados recentemente.

Para ativá-la, clique com o botão direito do mouse no ícone do VS 2010 na barra de tarefas e você verá uma lista com seus projetos mais recentes. Clicando em um deles, fará com que este seja carregado no Visual Studio 2010:

imagem

Fixando Projetos na Lista de Atalhos com o Windows 7

Um bom recurso também suportado pelo VS 2010 é a capacidade de, opcionalmente, "fixar" projetos na lista de atalhos - o que faz com que estes fiquem sempre listados no topo da lista. Para habilitar isso, basta passar o mouse sobre o projeto que você deseja fixar, e em seguida, clicar no ícone "pino" que aparece à direita do mesmo:

imagem

Quando você clica no pino, o projeto será acrescentado em uma nova lista chamada "Pinned" (Fixados) no topo da lista de atalhos:

imagem

Isso permite que você exiba sempre a sua própria lista de projetos no topo da lista. Você pode, opcionalmente, clicar e arrastar os projetos para mostrá-los na ordem que você quiser.

Dica de Teclado Maneira com a Lista de Atalhos do Windows 7

Um truque interessante que Scott Cate me ensinou é a capacidade de ativar as listas de atalhos do Windows 7 a partir do teclado, sem ter que usar um mouse.

Basta pressionar a tecla Windows + a tecla Alt + [índice do ícone na barra de tarefas] e a lista de atalhos aparecerá. Por exemplo, acima o ícone do VS 2010 é o 4º ícone de aplicativo a partir da esquerda na minha máquina - assim se eu pressionar a tecla do Windows + Alt + 4 ao mesmo tempo, a lista de atalhos do VS irá aparecer. Você pode usar as setas para acima e para baixo do teclado para selecionar o projeto que você deseja carregar a partir da lista de atalhos.

Página Inicial do VS 2010 e Fixação de Projetos

O VS 2010 tem uma nova "página inicial" que é mostrada por padrão cada vez que você inicia uma nova instância do Visual Studio. Além de exibir recursos de aprendizado e ajuda, esta página inicial também inclui uma seção chamada "Recent Projects" (Projetos Recentes) que você pode usar para carregar rapidamente projetos anteriores nos quais você tenha trabalhado recentemente:

imagem

A seção "Projetos Recentes" da página inicial também suporta o conceito de "fixação" de um link para projetos que você deseja manter sempre na lista - independentemente da forma como eles foram recentemente acessados.

Para "fixar" um projeto na lista basta selecionar o ícone "pino" que aparece quando você passa o mouse sobre um item da lista:

imagem

Uma vez que você fixou um projeto na lista da página inicial ele irá sempre aparecer nela (pelo menos até o momento em que você retire a fixação).

Resumo

Este suporte à fixação de projeto é uma pequena, porém interessante melhoria de usabilidade com o VS 2010 e pode tornar mais fácil a localização e o carregamento de projetos/soluções. Se você trabalha com vários projetos ao mesmo tempo, esta melhoria oferece um bom atalho para carregá-los.

Espero que ajude,

Scott

 

Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.

No Comments