Geração de Event Handlers e Smart Tasks dentro do Editor HTML (Série de posts sobre a ASP.NET vNext)


Este é o primeiro post de uma série de posts que estou escrevendo sobre a próxima versão da ASP.NET ( ASP.NET vNext ).

A próxima versão do Visual Studio inclui um conjunto de ótimas funcionalidades para edição de código (sobre as quais irei escrever mais no futuro). O post de hoje abrange pequenas mas agradáveis melhorias relativas à produtividade que estão chegando para o Editor HTML, as quais tornarão mais fácil realizar tarefas comuns de forma mais rápida.

Em particular, o Visual Studio agora suporta a capacidade para ativar os recursos de "smart tasks" dos Controles de Servidor ASP.NET, bem como a capacidade para facilmente conectar os tratadores de evento dos Controles de Servidor da ASP.NET - sem que você tenha que mudar para o modo de visão Design. Agora você pode executar esses cenários comuns igualmente bem na visão do código fonte.

Vídeos rápidos dos Recursos

Mads Kristensen tem um bom vídeo de 90 segundos que mostra os recursos de geração de tratadores de evento e Smart Tasks em ação. Você pode assistir ao vídeo de 90 segundos dessas boas melhorias aqui.

A seguir estão mais alguns detalhes sobre estes recursos e screen-shots deles em ação.

Algumas informações sobre as Smart Tasks (Tarefas Inteligentes)

Um dos recursos de produtividade que adicionamos no Visual Studio, alguns anos atrás, foi o suporte a "smart tasks". Smart tasks permitem que você clique em um controle de formulário web, e então veja (anexo ao controle) atalhos que permitem que você facilmente realize tarefas comuns com ele:

imagem

O recurso de smart tasks ajuda a simplificar um monte de cenários comuns. A única desvantagem dele, porém, é que, historicamente, só funciona no modo de visão Design. Se você é alguém que prefere trabalhar dentro do editor de código HTML e/ou não gosta de ter que esperar a ativação do modo de visão Design, então você não era capaz de tirar proveito desse recurso.

Smart Tasks dentro do Editor de HTML

A próxima versão da ASP.NET e do Visual Studio está adicionando suporte para habilitar as smart tasks dentro da visão de exibição do código fonte (da maneira como funciona hoje na visão design). 

Com ASP.NET Web Forms, smart tasks aparecem como um pequeno glifo quando o cursor é colocado dentro de um Controle de Servidor da ASP.NET:

imagem

Você pode expandir as smart tasks clicando no glifo ou apertando CTRL+. (ponto) assim como em C# e VB.NET:

imagem

As tarefas acima agora podem ser executadas diretamente dentro da exibição do código fonte - sem que você tenha que mudar para o modo Design - e podem tornar mais fácil executar uma grande quantidade de cenários rapidamente. Por exemplo, poderíamos mudar as definições de coluna do GridView clicando no link "Edit Columns..." (Editar Colunas...), o qual imediatamente abriria esta caixa de campos (da mesma forma como aconteceria na visão Design):

imagem

Quando eu configuro a coluna do GridView na caixa de diálogo e clico no botão OK, a seguinte marcação HTML é inserida no editor de código - sem que você tenha que mudar para o modo design ou saia do editor de código:

clip_image001

Achamos que as smart tasks oferecerão um bom aumento de produtividade e tornarão um monte de tarefas muito mais fáceis de serem executadas.

Geração de Event Handlers (Tratadores de Evento) no Código Fonte

Uma das tarefas mais comuns que você executa com controles de servidor da ASP.NET é conectar ( wire-up ) tratadores/manipuladores de evento do servidor aos controles.

Hoje, a única maneira automática de fazer isso dentro do Visual Studio é mudar para o modo Design, selecionar o controle, e então dar um duplo clique nele (para manipular o evento padrão) ou usar a tab de eventos do grid de propriedades para selecionar e nomear um tratador de evento específico. Se você é alguém que prefere ficar na visão do código fonte, ter que mudar para o modo/visão Design para realizar esta tarefa é uma chateação real.

A próxima versão da ASP.NET e do Visual Studio tornarão esta tarefa mais fácil, suportando a capacidade de facilmente criar e conectar tratadores de evento do servidor a partir do editor de código HTML também.

Intellisense para todos os eventos do lado do servidor agora incluem um valor chamado "<Create New Event>" que, como o nome indica, irá criar um tratador de evento com a assinatura correta no arquivo code-behind. Basta digitar o nome do evento, pressionar espaço e ele aparecerá:

clip_image002

Você pode optar por conectar o evento a qualquer método que você possa ter em seu arquivo de código-behind, ou simplesmente digitar o nome de um novo tratador de evento que você deseja criar (ou apenas pressionar a tecla tab para que o editor automaticamente nomeie um para você):

clip_image004

O Visual Studio irá gerar automaticamente o tratador de evento apropriado dentro do seu arquivo de code-behind para você:

imagem

Você pode fazer tudo isso sem ter que mudar para a visão Design, e sem ter que lembrar os nomes exatos e as assinaturas dos eventos que você deseja conectar.

Espero que ajude,

Scott

P.S. Além do blog, eu uso o Twitter para disponibilizar posts rápidos e para compartilhar links. Meu apelido no Twitter é: @scottgu


Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.

No Comments