Lançamento da Moonlight 1.0

Estou excitado ao anunciar que a Novell lançou hoje a versão 1.0 da Moonlight, e está tornando a mesma disponível para download gratuitamente com suporte para a maioria das distribuições Linux (incluindo openSUSE, SUSE Linux Enterprise, Fedora, Red Hat e Ubuntu). Para aqueles não familiarizados com a Moonlight. esta é o resultado de um esforço comum entre a Novell e a Microsoft para uma implementação de código livre da Silverlight para o Linux.

Meu time trabalhou juntamente com Miguel de Icaza e seu time no projeto. Nós também estamos lançando o Microsoft Media Pack (Pacote de Mídia da Microsoft) - o qual é um conjunto de codecs de mídia licenciados que permitem a execução de todas as mídias compatíveis com a Silverlight (wmv, wma, mp3, etc.), como um download gratuito para os usuários Linux que rodam a Moonlight.

A Moonlight permite que os usuários Linux vejam o conteúdo Silverlight e aplicações Silverlight. Recentemente o Comitê da Posse Presidencial exibiu a 
posse do Presidente Barack Obama usando Silverlight. Mais de 50.000 expectadores usando Linux instalaram a Moonlight e assistiram o evento ao vivo. Miguel de Icaza e os voluntários por trás da Moonlight fizeram um esforço tremendo para terem certeza que os usuários Linux fossem capazes de assistir a exibição da posse, ainda que o lançamento oficial da Moonlight estivesse há algumas semanas distante.

Eu estou realmente feliz com relação ao belo trabalho que Miguel e seu time da Novell fizeram, e nós esperamos pela Moonlight 2 (uma implementação compatível com a Silverlight 2.0 com suporte .NET), a qual o time está trabalhando com afinco. Para mais detalhes sobre o lançamento da Moonlight 1.0, veja o post de Miguel.

Obrigado,

Scott

(Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.)

No Comments