Modelos de Projeto Iniciais (Série de posts sobre VS 2010 e .NET 4.0)

Este é o segundo de uma série de posts que estou escrevendo sobre o próximo lançamento do VS 2010 e .NET 4.

O post de hoje é sobre outra pequena, porém eu acho legal, mudança que está chegando com o VS 2010 e a ASP.NET quando você cria novos projetos Web ASP.NET – a qual é a habilidade para criar ambos "Projetos Vazios" como também projetos que já possuem funcionalidades comuns e layout incluídos nos mesmos, e que pode ajudá-lo quando você começa a construir uma nova aplicação.

Criando Novos Projetos

Quando você usar os comandos do menu File->New Project ou File->New Web Site dentro do VS 2010, você verá uma nova janela de diálogo "New Project" igual a mostrada a seguir que permite a você filtrar por linguagem de programação e tipo de aplicação e selecionar diferentes modelos de projeto para usar ao criar novos projetos:

 

O VS 2010 vem com modelos de projeto do tipo "vazio" para criar novas aplicações ASP.NET – os quais irão criar projetos mínimos que contêm somente os arquivos essenciais para começar. Meu último post nesta série incluiu uma screenshot que mostra o que o modelo de projeto "Empty ASP.NET Web Application" cria quando você o usa para começar uma nova aplicação.

Criando Novos Projetos usando um Modelo Inicial

O VS 2010 também vem com modelos de projeto iniciais que permitem a você criar uma nova aplicação ASP.NET que já tem alguma estrutura formada por layout/CSS e funcionalidades comuns já implementadas dentro do projeto.

Nós primeiramente tentamos este conceito com a ASP.NET MVC 1.0
– cujo o modelo de projeto provê uma página master/principal, uma arquivo CSS, bibliotecas JavaScript, sistema de login, e páginas "home" e "about" já plugadas e implementadas. O VS 2010 também adiciona suporte para esta idéia quando você cria projetos ASP.NET Web Forms.

Quando você escolhe o modelo de projeto padrão "ASP.NET Web Application", você verá que o projeto ASP.NET Web Forms criado já possui alguns diretórios e arquivos contidos dentro destes:

Este modelo de projeto inclui um arquivo de página master Site.Master que provê um layout consistente e abrangente para o site (com cabeçalhos, rodapés, etc), a qual usa uma folha de estilos CSS para configurar todos os estilos do site. Tem também um diretório "Scripts" que contém a jQuery dentro deste (ASP.NET AJAX está disponível através do controle script manager (gerenciador de scripts)). Inclui também páginas "default.aspx" e "about.aspx" no diretório raiz que são baseadas na página master e que incluem algum conteúdo padronizado. Inclui também um diretório "Account" que tem algumas páginas que implementam um sistema de autenticação baseado em formulários para que os usuários efetuem log-in, se registrem e troquem seus passwords:

Você pode executar o projeto sem ter que escrever código algum ou configurar alguma coisa, e tem um site legal e rodando:

O site tem suporte completo para autenticação de segurança baseada em formulários, e é pré-configurado para usar o sistema de Membership da ASP.NET para o gerenciamento de passwords:

Todos os estilos e conteúdo dentro do site são configurados usando CSS, e tiram proveito de alguns dos novos recursos dos Web Forms da ASP.NET 4 – incluindo nomes "id" no lado do cliente mais limpos (não mais nomes que começam com ctrl_ – ASP.NET 4 dá a você o controle completo sobre o id do controle no lado cliente), e renderização baseada em CSS ao invés de renderização baseada em tabelas para os controles do servidor que acompanham a ASP.NET. Eu discutirei sobre estes novos recursos dos Web Forms com mais profundidade em próximos posts desta série (juntamente com muitos outros recursos que estão sendo adicionados).

Galeria de Templates (Modelos de Projeto) Online

Além dos modelos de projeto já integrados e pré-definidos, o VS 2010 também suporta a habilidade de procurar modelos de projeto adicionais para usar, os quais estão na galeria de modelos de projeto online. Você terá acesso à galeria quando você acessar as janelas de diálogo "New Project" e "Add Item". Você pode contribuir com seus próprios modelos, adicionando-os na galeria, você pode dar uma nota e analisar submissões de outros, e procurar e filtrar os modelos por tipo de projeto, palavra chave e nota dada pela comunidade. Você também pode facilmente fazer o download e instalar qualquer template localmente e diretamente de dentro da janela de diálogo:

Isto irá esperançosamente facilitar a criação de muitos kits de projetos iniciais úteis (de todos os tipos de projeto – não somente web) que pessoas poderão facilmente descobrir e usar para rapidamente iniciar a construção de soluções.

Espero que ajude,

Scott

P.S. Além de escrever posts neste blog, eu tenho usado o Twitter mais recentemente para disponibilizar posts rápidos e compartilhar links. Você pode me seguir no Twitter em http://www.twitter.com/scottgu (@scottgu é o meu nome no Twitter).


Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.

No Comments