Perfil de Desenvolvimento Web Otimizado para Código (Série de posts sobre VS 2010 e .NET 4.0)

Este é o quinto de uma série de posts que estou escrevendo sobre o próximo lançamento do VS 2010 e .NET 4.

O post de hoje cobre uma nova opção de perfil "Desenvolvimento Web (Otimizado para Código)" que estamos introduzindo com o VS 2010, o qual fornece a você a opção de configurar o Visual Studio para rodar em um layout de IDE que esconde o designer web WYSIWYG e ao invés de mostrá-lo, otimiza a experiência com as ferramentas tornando-a mais rica e "focada na edição de código".

Perfis Web do VS 2010

Quando você executar o VS 2010 pela primeira vez, este lhe pedirá para selecionar um perfil de IDE a ser usado. O perfil que você selecionar configurará como as janelas de ferramentas serão mostradas/posicionadas na IDE por padrão e ajustará os atalhos padrão do teclado. Você pode então customizar estas configurações usando o menu Tools->Options dentro da IDE e então sobrescrever/mudar tais configurações. Você pode também mais tarde resetar seu perfil e selecionar um perfil diferente escolhendo o comando do menu Tools->Import and Export Settings.

Uma das coisas que você perceberá quando você executar o VS 2010 Beta2 pela primeira vez é a inclusão de dois perfis para "Desenvolvimento Web" na lista de opções de perfis:

A primeira opção de perfil "Web Development" (Desenvolvimento Web) é uma evolução da opção de perfil web development já existente no VS 2008 (com algumas boas melhorias que ajudam a melhorar o uso do espaço livre da tela com o VS 2010). Este perfil também permite a você tirar vantagem de todas as melhorias feitas no designer WYSIWYG HTML e no designer de páginas da ASP.NET que acompanham o lançamento do VS 2010 (eu escreverei sobre isto em mais detalhes em futuros posts desta série).

A segunda opção de perfil "Web Development (Code Optimized)" (Desenvolvimento Web (Otimizado para Código)) é um novo perfil que estamos introduzindo no VS 2010 que é otimizado para desenvolvedores web que não querem usar um designer WYSIWYG quando estão desenvolvendo, e que preferem uma experiência de edição "apenas com código" quando estão trabalhando nas páginas. Esta opção de perfil de IDE esconde as tabs relacionadas ao desginer de páginas WYWISYG, e configura um layout da IDE padrão que maximiza a quantidade de código que é mostrado na tela (com um mínimo de barras de ferramentas e janelas de ferramentas). Este perfil ainda provê a depuração de código/intellisense e a experiência do editor de código para páginas.

Comparando os Perfis para Desenvolvimento Web do VS 2010

Você pode ter uma noção da diferança entre os dois perfis comparando as screenshots do layout da IDE do Visual Studio imediatamente após a aplicação dos dois perfis voltados para o "Desenvolvimento Web":

Screenshot do perfil “Web Development”:

O layout a seguir demonstra o layout padrão da IDE (em uma resolução de monitor de 750x650) quando o perfil padrão "Web Development" é aplicado. Este perfil é uma evolução do perfil "Web Development" existente no VS 2008 e expõe tabs para Design/Split/Source (Desenho/Dividir/Código) dentro da janela do documento de qualquer HTML ou página ASP.NET:

Screenshot do Perfil “Web Development (Code Optimized)”:

A screenshot a seguir demonstra o layout padrão da IDE (em uma resolução de monitor de 750x650) quando o novo perfil "Web Development (Code Optimized)" é aplicado. Como você pode ver, o perfil otimiza o espaço vazio da tela para mostrar e editar código na tela, esconde todas as barras de ferramentas por padrão, e desabilita e esconde as tabs do designer dentro das janelas dos documentos HTML e páginas ASP.NET:


A seguir está uma screenshot do perfil "otimizado para código" em uma resolução de monitor maior:

Misturando e Combinando Recursos

Todos os diferentes recursos usados em ambos os perfis "Web Development" e "Web Development (code optimized)" são expostos através da janela de configuração do Visual Studio em Tools->Options. Isto significa que você pode começar com qualquer dos perfis do VS (incluindo os perfis General, VB e C#) e ligar ou desligar recursos individuais para customizar o layout da IDE e editar a experiência do jeito que você quiser.

Por exemplo: a seguir você pode ver a checkbox presente em Tools->Options para habilitar ou desabilitar o designer HTML (a qual irá configurar se as tabs Design/Split/Source serão mostradas abaixo de cada página):


Isto dá a você a flexibilidade para customizar sua experiência de desenvolvimento do jeito que você quiser e lhe permite criar uma experiência ferramental personalizada e otimizada para você e sua maneira predileta de desenvolver.

Os dois perfis para desenvolvimento web que acompanham o VS provêem dois bons pontos pré-configurados para começar, e nós pensamos que estes perfis podem oferecer um conjunto legal de padrões para um amplo conjunto de desenvolvedores. Você pode facilmente escolher começar com qualquer um dos perfis que você sentir que se adapta melhor a você, e opcionalmente você pode configurá-los ainda mais da maneira que você desejar.

Sumário

Nós estamos oferecendo um novo perfil simplesmente como uma opção para aqueles que preferem uma experiência de desenvolvimento focada em código. O designer WYSIWYG para HTML/ASP.NET continua a estar ativo por padrão em todos os outros perfis do VS 2010 (da mesma forma que está ativo no VS 2008), e nós também fizemos muitas melhorias no designer para o lançamento do VS 2010 (eu escreverei mais detalhes sobre estas melhorias em futuros posts). Então não se preocupe – o designer WYSIWYG definitivamente não desaparecerá, e continuará a ser melhorado e aprimorado em cada novo lançamento.

Nós achamos que o perfil “Web Development (Code Optimized)” é uma boa nova opção para os desenvolvedores que preferem ter uma experiência de desenvolvimento web com "foco na edição de código", e que não usam o designer WYSIWYG. Esta opção de perfil provê um modo simples para que os desenvolvedores escondam o designer (juntamente com suas janelas de ferramentas associadas e barras de ferramentas) do layout da IDE e ao invés de mostrá-lo, passam a ter uma experiência de desenvolvimento web focada na código fonte.

Espero que ajude,

Scott

P.S. Além de escrever posts neste blog, eu tenho usado o Twitter mais recentemente para disponibilizar posts rápidos e compartilhar links. Você pode me seguir no Twitter em http://www.twitter.com/scottgu (@scottgu é o meu nome no Twitter).

 

Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.

No Comments