Templates, Data Link, e Globalization Aceitos como Plugins Oficiais da jQuery


A biblioteca jQuery tem uma comunidade de programadores apaixonados, e agora é a biblioteca JavaScript mais amplamente usada na web nos dias de hoje.

Há dois anos atrás eu anunciei que a Microsoft iria começar a oferecer suporte para a jQuery, e que nós estaríamos incluindo-a em novas versões do Visual Studio a partir daquele instante. Por padrão, quando você cria novos projetos ASP.NET Web Forms e ASP.NET MVC com o VS 2010, a biblioteca central da jQuery é automaticamente adicionada ao seu projeto.

No início deste ano na conferência MIX 2010, eu anunciei que a Microsoft também começaria a contribuir com código para o projeto jQuery. Durante uma de minhas palestras, John Resig - o criador da biblioteca jQuery - se juntou a mim no palco e falou um pouco sobre a nossa participação e discutiu sobre um protótipo de uma nova API de templates para a jQuery. 

Mais tarde eu escrevi mais detalhes sobre o plugin de Templates da jQuery , plugin Data Link da jQuery e o plugin de globalização da jQuery, plugins nos quais a equipe da ASP.NET tem trabalhado em conjunto com o time e comunidade da jQuery. Tivemos muitos pedidos de clientes da ASP.NET buscando habilitar este tipo de funcionalidade. Seguimos o modelo padrão de código fonte da jQuery e publicamos protótipos dos plugins no Github.com, participamos nos fóruns da jQuery, e incorporamos o retorno da comunidade no que diz respeito à arquitetura do projeto.

Plugins Oficiais da jQuery

Hoje estou feliz por fazer um anúncio em conjunto com o time da jQuery (em Inglês) para falar que o projeto jQuery aceitou estes três plugins (jQuery Templates, jQuery Data Link e jQuery Globalization), como plugins oficiais da jQuery.

Como plugins jQuery oficiais, os plugins serão mantidos como parte do projeto jQuery. A partir de hoje, você pode fazer o download destes plugins, visitando o site da jQuery. A documentação para esses plugins está agora também integrada dentro do site da documentação oficial da jQuery.

Além disso, no próximo lançamento da jQuery (jQuery 1.5), os plugins de Template da jQuery serão inclusos como uma parte padrão do núcleo da biblioteca jQuery. Isso significa que a funcionalidade "jQuery Templates" será incluída no arquivo jquery.js. E isso significa que os desenvolvedores serão capazes de tirar vantagem de uma biblioteca de templates e sintaxe padrão quando trabalharem com jQuery.

Aprendendo Mais

Você pode saber mais sobre os plugins, assistindo o seguinte episódio da Web Camps TV apresentado por James Senior com Stephen Walther:

Camps Web TV # 5 - Microsoft Contribue com Código para a jQuery! (em Inglês)

A seguir apresento informações adicionais (e links para a documentação oficial da jQuery.com) para os três plugins:

jQuery Templates

O plugin jQuery Templates permite que você crie templates clientes. Por exemplo, você pode usar o plugin jQuery Templates para formatar um conjunto de registros do banco de dados que você tenha recuperado do servidor através de uma solicitação Ajax.

Você pode aprender mais sobre jQuery Templates lendo meu post anterior sobre jQuery Templates e Data-Linking (em Inglês) ou lendo a documentação sobre o assunto no site oficial da jQuery (em Inglês). Além disso, Rey Bango, Boris Moore e James Senior escreveram alguns posts sobre o plugin jQuery Templates (todos em Inglês):

Quando a próxima versão do jQuery for liberada - jQuery 1.5 - o plugin jQuery Templates será incluído como uma parte padrão da biblioteca jQuery.

jQuery Data Link

O plugin jQuery DataLink permite que você facilmente mantenha sua interface de usuário e dados sincronizados. Por exemplo, você pode usar o plugin Data Link para sincronizar automaticamente os campos de entrada de um formulário HTML de um produto com as propriedades de um objeto produto em JavaScript.

Você pode aprender mais sobre o plugin Data Link lendo meu post anterior sobre jQuery Templates e Data-Linking (em Inglês). A documentação para o plugin Data Link também está online no site oficial da jQuery.

jQuery Globalization

O plugin jQuery Globalization permite que você use diferentes convenções culturais quando estiver formatando ou convertendo números, datas e horas, calendários e moedas. O plugin jQuery Globalization possui informações sobre mais de 350 culturas. Você pode usar esse plugin com a biblioteca central da jQuery ou com plugins construídos tendo como base a biblioteca jQuery.

Você pode saber mais sobre o plugin jQuery Globalization lendo o meu post anterior sobre o plugin jQuery Globalization (em Inglês).

Resumo

Meu time está animado em participar e contribuir com o projeto jQuery. Esperamos que estes três plugins tornem mais fácil a construção de ótimos sites e aplicações para todos os desenvolvedores web. Fizemos bom progresso nos últimos meses, e estamos ansiosos para fazer novos anúncios com relação à jQuery no futuro.

Você pode aprender ainda mais sobre o anúncio de hoje no post do time da jQuery (em Inglês).

Espero que ajude,

Scott

PS Além do blog, eu também estou agora utilizando o Twitter para atualizações rápidas e para compartilhar links. Siga-me em: twitter.com/ScottGu

 

Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.

No Comments