Commerce Server: Portal de Compra Coletiva

Olá pessoal!

Hoje meu post é voltado para o produto Microsoft Commerce Server. Se você não sabe o que é, acesse http://www.microsoft.com/commerceserver.

Portais de Compra Coletiva estão na moda. O principal conceito deste tipo de negócio é a união de diversos compradores com o objetivo de atingir um mínimo esperado para usufruir de descontos em diversos produtos e serviços. Temos como exemplos o Peixe Urbano e o Cidade Oferta.

A questão é que, como estes modelos estão em alta, será que podemos adotar um produto robusto para aguentar a demanda crescente de acessos, com facilidade de manutenção e ferramentas de monitoramento?

O Microsoft Commerce Server se baseia, resumidamente, em quatro pilares, os básicos de qualquer e-commerce: Marketing, Pedidos, Clientes e Catálogo de Produtos.

A utilização do produto para Compra Coletiva poderia ser feita de diversas maneiras.

1. Cadastro de Produtos ou Serviços para Ofertas

O cadastro de produtos ou serviços para ofertas podem ser cadastrados utilizando o Catalog Manager, dentro de categorias pré-determinadas. No exemplo abaixo, foi criado um catálogo chamado “Compra Coletiva”, com uma categoria “Gastronomia” e o produto/oferta “Jantar Especial de Natal”. Nesta sugestão, seria possível cadastrar inúmeras ofertas, separadas por categorias, e depois ativá-las utilizando o Marketing Manager.

image

image

A imagem abaixo demonstra a criação de variantes, para os casos onde a oferta pode conter variação de definição.
Por exemplo: imagine que uma determinada oferta pode oferecer em um modelo completo e um modelo simples. Seria possível criar uma oferta apenas, mas o usuário poderia selecionar qual modelo da oferta gostaria de comprar:

image

Algo muito importante é a definição do estoque. É possível editar um estoque por variant, o que nos ajuda a controlar o máximo e mínimo de vendas possíveis da oferta.

image

2. Divulgação das ofertas em tempo pré-determinado

A divulgação da oferta poderia ser através do Marketing Manager. Para isto, poderiamos criar uma definição de anúncio, e configurar sua propriedades para a data de publicação, tipo de anúncio, tamanho, imagens e cliques.

image

image

image

 

3. Integração com Formas de Pagamento

A forma de pagamento pode ser configurada através do Customers and Orders Manager. Poderíamos criar uma forma de pagamento PagSeguro, que teria uma pipeline para ser executado e que pudesse realizar a integração com o gateway.

image

image

 

Conclusão

Fica claro que a ferramenta possibilita diversas abordagens para as Compras Coletivas. Esta é apenas uma sugestão para demonstração do potencial da ferramenta.

Conheça mais sobre os recursos do Commerce Server, sobre o potencial de um application server como este, sua API, as questões de segurança, monitoramento e integração com outros produtos da Microsoft.

Acesse: www.commerceserver.com.br e www.microsoft.com/commerceserver.

Abraços!

No Comments