Youtube SDK para .NET

Recentemente o Google liberou um SDK do YouTube para aplicações .NET, conforme informado em http://www.infoq.com/news/2010/02/YouTube-SDK-.NET.

A utilização deste SDK é extremamente fácil, com um código simples e objetivo. O exemplo abaixo demonstra como utilizar os assemblies para acessar uma lista de vídeos de um determinado usuário.

YouTubeRequestSettings settings = new YouTubeRequestSettings("<AppId>", "<DevId");
YouTubeRequest f = new YouTubeRequest(settings);
settings.AutoPaging = true;
Feed<Video> sfeed = f.GetVideoFeed("windowsvideos"); var videos = (from e in sfeed.Entries orderby e.Rating descending orderby e.Title select e).Take(10); ViewData.Model = videos.ToList(); return View();

Logo na primeira linha é possível perceber algumas particularidades: para utilizarmos este SDK é preciso cadastrar uma aplicação / código do desenvolvedor no endereço http://code.google.com/intl/pt-BR/apis/youtube/developers_guide_protocol.html#Developer_Key.

O resto do código é alto-explicativo. Através dos itens da configuração é possível criar um Request e obter um Feed de um determinado usuário.

É extremamente útil verificar as propriedades disponíveis de um objeto Video. Através dele será possível obter, por exemplo, somentes os vídeos com um número determinado de views, ou aqueles com mais comentários, etc.

O código abaixo demonstra a utilização do Model configurado no código acima:

<% foreach (var video in Model) { %>
<a href="<%=video.WatchPage %>" target="_blank"><%=video.Title %><br /></a> <% } %>

O SDK permite, além de obter informações, incluir outras informações, como comentários, playlists, etc.

Abraços!

No Comments