Você desenvolve ou “arrasta e solta”?

Faz muito tempo que não escrevo nada, e hoje não vai sair nenhuma linha de código, apenas um ponto de vista. Estava eu falando outro dia com meu irmão, Fábio, que é designer, flasheiro etc etc e ele estava me contando que os desenvolvedores ASP.NET que aparecem para os trabalhos em agência de propaganda, só sabem fazer as coisas na base do arrastar e soltar. CARAMBA, quase infartei… Comecei a desenvolver em um tempo em que wizards e assistentes no VB4, BN5 e até no VB6 eram carentes de performance e personalização.

Mas, para entender melhor, fui dar uma verificada nesses sites e enteder o porquê de tanto arrastar e soltar. Bem, pude conferir que esses sites, geralmente todos em Flash, tem uma tela ou outra para você se cadastrar, receber notícias essas coisas. E nesse ponto tenho que ser sincero, para uma serviço desses qualquer linguagem dá conta e qualquer desenvolvedor, por pior que seja, afinal, gravar UM registro é coisa demais?

Aí, fui tentar entender o porquê de todos preferirem o bendito “arrastar e soltar”. Bem, eu não gosto, prefiro não usar, mas fiz uns testes com ASP.NET Dynamic Data e com o ObjectDataSource e vou expressar agora, o que achei.

  1. ASP.NET Dynamic Data – Útil para os casos em que não temos tempo para criar as páginas de cadastro de um sistema, desde que essas páginas fiquem sob os cuidados de TI senão, personalizá-las, dá um pouco de trabalho.
  2. ObjectDataSource – Usei e não gostei. Me poupou algumas linhas de código, mas e daí? Tive que criar a classe, os métodos etc etc. Não gostei… e ponto.

Posso ter usado pouco essas duas e concluído rápido demais, mas, aprendí nesses quase 16 anos de desenvolvimento que não existe sintonia fina em coisa que nasce pronta. Quando preciso de performance e escalabilidade, a coisa fica feia e esse monte de assistentes e wizards são inúteis…

Há algum tempo atrás, coloquei uma série de quatro artigos no site DEVASP.NET, sobre AJAX, uma fazendo todo o uso de AJAX mas na unha, sem nenhuma biblioteca, chamando o objeto XMLHTTPREQUEST etc etc. E as outras com o uso de da Biblioteca AJAXPro. Você pode conferir aqui.

Porquê mencionou essas coluninhas sobre AJAX nesse post? Só para que antes de utilizarmos só o que nos é dado pronto, a gente saiba como a coisa funciona, saiba o que é preciso para que funcione. Se você não souber, imagina quando precisar resolver um problema…

Abraços e vou evitar ficar tanto tempo sem postar nada… mas o dia-a-dia no banco tá bravo…

Falow!@!

Chilá!@!

1 Comment

Comments have been disabled for this content.